MPCE participa de roda de conversa sobre acolhimento institucional de crianças e adolescentes


20.08.18.Roda.de.conversa.sO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio das 6ª e 7ª Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Fortaleza, participou na manhã desta segunda-feira (20/08) de roda de conversa sobre acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Estiveram presentes os promotores de Justiça titulares das respectivas Promotorias, Luciano Tonet e Antônia Lima Sousa, além de conselheiros tutelares e gestores da política de acolhimento institucional.

O encontro teve como objetivo favorecer o consenso sobre a aplicação e execução da medida protetiva de acolhimento institucional, através do diálogo e promovendo a colaboração e a corresponsabilização dos agentes no exercício das atribuições específicas. Durante a reunião, os presentes foram convidados a refletir sobre dificuldades, potenciais, possíveis soluções e objetivos em comum, considerando que o trabalho integrado pode beneficiar a superação dos desafios encontrados.

Segundo a promotora de Justiça Antônia Lima, a roda de conversa foi a metodologia encontrada para facilitar o diálogo entre integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente. Essa necessidade foi percebida após as inspeções feitas pelo MPCE nas sedes dos Conselhos Tutelares durante os meses de março e abril, bem como audiência pública realizada em julho. A ideia é que o encontro aconteça quinzenalmente e a próxima edição está prevista para o dia 27 de agosto com as comissões de maus tratos dos hospitais de Fortaleza.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br