MPCE realiza audiência pública para debater sobre Zonas Especiais Ambientais no Crato


novalogompceO Ministério Público do Estado do Ceará, através da Promotoria do Juizado Especial de Crato, realizou, no último dia 18, audiência pública no Crato com diversas entidades para discutir a problemática envolvendo as Zonas Especiais Ambientais criadas pela Lei Municipal n. 2.590/2009. Tramitam na Promotoria dois inquéritos civis relacionados a estas áreas de proteção, objetivando efetivar a regulamentação e preservação das zonas e impedir o avanço imobiliário irregular.

Estiveram presentes na audiência pública, representantes da Procuradoria Geral do Município; Câmara de Vereadores; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Floresta Nacional do Araripe; Universidade Regional do Cariri; Geopark Araripe, Aquasis – Soldadinho do Araripe e da sociedade civil.

Após as falas, foram dados os seguintes encaminhamentos: elaboração de termo de ajustamento de conduta sobre os processos de eventuais revisões das Zonas Especiais Ambientais, a ser discutido com o Prefeito Municipal; organização de congresso local para discutir de forma técnico-científico os reais e necessários limites de zoneamento protegido no município; realização de estudos preliminares sobre os atuais processos de tentativa de desafetação de parcelas destas zonas especiais de proteção.

O promotor de Justiça Thiago Marques destacou que continuará com as investigações oriundas dos inquéritos civis em andamento na promotoria. “Iremos apurar quaisquer responsabilidades cíveis, administrativas e criminais por danos ambientais decorrentes do desrespeito aos contornos atualmente estabelecidos para as Zonas Especais Ambientais municipais”, completa.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br