CMF retira de pauta projeto que altera zoneamento urbano após reunião com MPCE


novalogompce1O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 11ª promotoria de Justiça Cível especializada em Conflitos Fundiários e Defesa da Habitação, participou nesta quarta-feira, 19 de dezembro, de audiência na Câmara Municipal de Fortaleza para debater o Projeto de Lei Complementar (PLC) 0034/2018. Durante o encontro, foi decidida a retirada do Projeto, que visava alterar a leis complementares n° 236/2017 e 062/2009.

O PLC 0034/2018 foi retirado em definitivo “por necessitar ser debatida com a sociedade. As alterações trazidas neste projeto dizem respeito a matérias tratadas no plano diretor o qual foi amplamente debatido, respeitando-se o processo democrático na sua construção. Estamos prestes a revisar o Plano Diretor, devendo este processo contar com a participação da sociedade. Revisar o Plano Diretor através de leis esparsas significa inobservar essa gestão democrática imposta no Estatuto da Cidade”, explica a promotora de Justiça Giovana de Melo Araújo.

A audiência contou com a presença da promotora de Justiça titular da 4ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Socorro Brilhante, do presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho, e dos vereadores Ésio Feitosa, Acrisio Sena e Benigno de Sousa Carneiro Júnior, presidente da Comissão Especial de Análise das Leis do Plano Diretor.

O PLC 0034/2018 promovia alterações referentes às Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (ZEDUS), aos recuos das edificações e ao número de vagas em Habitações de Interesse Social. A audiência, segundo a promotora, foi agendada por conta da preocupação com a possibilidade de supressão de Zonas Especiais de Interesse Social, importante instrumento jurídico estratégico para viabilizar a produção habitacional para famílias de média e baixa renda.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br