Consultores do Prêmio Innovare visitam projetos do MPCE


Visita de consultor do Innovare ao Nuprum
Visita de consultor do Innovare ao Nuprom

Consultores do 16º Prêmio Innovare visitaram, entre os dias 27 de maio a 19 de junho, três dos quatro projetos do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que estão competindo na edição deste ano. A visita faz parte da segunda fase do prêmio, na qual os consultores realizam entrevistas acerca do trabalho realizado. Nesta etapa, as iniciativas que estão concorrendo são: “Vidas Preservadas”, “População em Situação de Rua”, “Mediação Itinerante” e “Dialogando nas Empresas”.

O “População em Situação de Rua”, coordenado pelo CAOCidadania, foi o primeiro a ser analisado pela consultoria do Prêmio Innovare, no dia 27 de maio. O encontro aconteceu na Unidade de acolhimento localizada na Rua Tenente Marques, nº 131, bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza.

O projeto “Vidas Preservadas”, fruto de uma atuação conjunta do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), do Meio Ambiente (Caomace), Criminal (Caocrim) e da Cidadania (CAOCidadania), também recebeu a visita referente à segunda fase do prêmio. A entrevista aconteceu no dia 5 de junho, na sede dos Centros de Apoio Operacional (Avenida Antônio Sales, 1740 – Dionísio Torres).

A iniciativa coordenada pelo Núcleo de Mediação Itinerante receberá a visita de um consultor na próxima segunda-feira (24/06). Ela acontecerá no ônibus adaptado da “Mediação Itinerante”, que está estacionado durante todo o mês de junho no bairro Parque Guadalajara, em Caucaia (Av. Dom Almeida Lustosa, nº 2322).

Visita ao Nuprom

Nesta quarta-feira (19/06), o consultor do Prêmio Innovare no Ceará, Fernando Sciascia Cruz, visitou o Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom) para verificar o alcance do projeto “Dialogando nas empresas: Prevenção da Violência Doméstica contra a Mulher”, lançado pelo MPCE em março de 2018.

Durante o encontro, Fernando Sciascia conversou com a coordenadora do Nuprom, promotora de Justiça Lucy Antoneli, sobre a iniciativa do Núcleo, cujo objetivo é mostrar o prejuízo que a violência doméstica contra a mulher causa à sociedade, às empresas e à família, além de sensibilizar homens e mulheres a buscarem seus direitos em relação às causas da violência doméstica. O consultor conversou ainda com servidores do Nuprom, que apresentaram um histórico do projeto junto à coordenadora do Núcleo.

De acordo com a promotora de Justiça Lucy Antoneli, a visita foi positiva. “Ele elogiou bastante o projeto e destacou a importância de ser uma iniciativa de natureza social. Tive a impressão de que ele ficou muito animado”, frisa. Após a visita, o consultor elaborará um relatório com impressões sobre a iniciativa, o que deve auxiliar a avaliação da Comissão Julgadora do prêmio.

Conheça a seguir cada um dos projetos que concorrem ao 16º Prêmio Innovare:

Dialogando nas Empresas
O projeto “Dialogando nas Empresas: Prevenção da Violência Doméstica contra a Mulher” tem o objetivo de mostrar o prejuízo econômico e emocional causado à sociedade, às empresas e à família; além de sensibilizar homens e mulheres a buscarem seus direitos em relação às causas da violência doméstica. Até dezembro de 2018, foram visitadas 13 empresas cearenses e mais de 1.500 pessoas participaram de palestras com distribuição de material educativo.

Mediação Itinerante
O Núcleo de Mediação Itinerante realiza atendimento móvel em bairros de Fortaleza e Região Metropolitana, com a finalidade de servir como um instrumento alternativo de resolução de conflitos, além de promover o acesso à justiça. Em 2018, este núcleo realizou 143 ações, dentre mediações e atendimentos 11 bairros de Fortaleza; nas comunidades Nova Metrópole, em Caucaia; Conjunto Timbó, Pajuçara e Novo Maracanaú, em Maracanaú e Alto São José, em Pacatuba.

População em Situação de Rua
Tem como objetivo principal fomentar e acompanhar a realização de inspeções em unidades e equipamentos que executam serviços socioassistenciais para pessoas em situação de rua. Entre 2017 e 2018, o projeto realizou visitas aos principais municípios do Estado que têm abrigos ou Centros Pops: Fortaleza, Crato, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte, Pacajus e Pacatuba; sendo apontados problemas que vão da estrutura do prédio à qualidade dos alimentos fornecidos. O CAOCidadania produziu e distribuiu o manual “População em Situação de Rua: Guia de Atuação do MPCE”.

Vidas Preservadas
Este projeto visa conter o número de suicídios e promover a valorização da vida. Em 2019, foram realizados 6 cursos de capacitação, com 738 participantes, abordando temas como: tratar o suicídio na mídia, segurança pública em favor da vida, tanatologia, dentre outros. O Caopij já conseguiu a adesão de 56 dos 110 municípios cearenses com maiores índices de suicídio nos últimos dez anos e fortaleceu a campanha “Setembro Amarelo”.

Sobre o Prêmio
Em sua 16ª Edição, o Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam com a modernização, rapidez e eficiência da Justiça brasileira. Participam da Comissão Julgadora do Innovare: ministros do Supremo Tribunal Federal e Supremo Tribunal de Justiça, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e profissionais do Poder Judiciário.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br