PGJ participa da apresentação dos índices de segurança pública na SSPDS


02.07.19.Reunião.SSPDS.Índices.de.Criminalidade.sO procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, participou de reunião realizada nesta terça-feira (02/07), no Centro de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), para apresentação dos dados de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em todo o Estado do Ceará.

Entre os resultados expostos, destaca-se a redução nos CVLIs no Ceará, pelo 15º mês. Essa metodologia é utilizada pela SSPDS/CE para contabilizar os homicídios dolosos/feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. Os números foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à SSPDS. No acumulado dos seis primeiros meses deste ano, se comparado com o mesmo período de 2018, foi registrada uma diminuição de 53,6% nos CVLIs do Estado, passando de 2.380 para 1.105 casos. A redução representa 1.275 vidas salvas no período.

O procurador-geral de Justiça Plácido Rios destaca o controle da segurança pública, como consequência da aproximação entre os órgãos por meio do projeto Ceará Pacífico. “Nenhuma instituição é capaz de fazer nada sozinha. Para mim, uma vida humana que se deixa de perder nós temos sim que comemorar. Ainda temos, claro, um longo percurso pela frente, mas é resultado de uma interação, de um trabalho em equipe realizado no Estado do Ceará”, enfatiza.

“Tenho certeza que teremos, ainda neste ano, atuações bem contundentes contra essas organizações criminosas. Acreditamos que existem muitos membros migrando para outros estados em face dessa retaliação que o Estado vem tomando, exercendo seu papel com muita coragem e muita disciplina. Isso vai surtir efeitos ainda maiores”, finaliza o procurador-geral.

Também estiveram presentes o coordenador do Grupo de Atuação de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), promotor de Justiça Rinaldo Janja; o coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit), promotor de Justiça Régio Lima; o secretário André Costa e os chefes das vinculadas (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Supesp); o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; além de representantes de outras instituições ligadas à Segurança Pública (Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Defensoria Pública do Estado do Ceará, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ordem dos Advogados do Brasil).

*Com informações da SSPDS

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br