MPCE, Vice Governadoria e Projeto Contexto entregam certificações de Justiça Restaurativa e Construção de Paz & Mediação Escolar


04.07.19.Mediação.escolar.sO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recebeu, na manhã desta quinta-feira (04/07), a cerimônia de certificação dos facilitadores de círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz & Mediação Escolar. O evento foi realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça e contou com a presença de mais de 60 técnicos em Educação que serão certificados.

A capacitação em círculos de justiça restaurativa e construção de paz é constituída de 40 horas de prática, teoria e vivencial, mais 20 horas de intervisão presencial e online. A ação resulta do compromisso selado após a assinatura do termo de cooperação para a criação de Células de Mediação Escolar em todos os 19 municípios participantes do projeto, durante o II Encontro da Educação Emancipadora e Cultura de Paz, realizado em 13 de junho de 2018, no município de Novo Oriente.

Compuseram a mesa de abertura o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Plácido Barroso Rios; a coordenadora de Educação e Promoção Social da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Oderlânia Leite, representando a secretária de Educação do Estado, Eliana Nunes Estrela; a assessora do Gabinete da Vice Governadoria do Estado, Érika Chaves, representando a vice-governadora Izolda Cela; a coordenadora da We World Brasil, Mônica Bonadiman; bem como os promotores de Justiça Hugo Mendonça e Elizabeth Almeida, respectivamente, coordenador e coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije).

O procurador-geral de Justiça saudou os presentes, fazendo um retrospecto do 04.07.19.Mediação.Escolar.s.01caminho trilhado e reconhecendo o trabalho realizado por todas as instituições envolvidas. “Continuaremos aqui no Ministério Público apoiando esse movimento, estando ao lado das senhoras e dos senhores que são verdadeiros heróis nessa construção do novo Brasil que nós sonhamos, dessa nova pátria que tem que nascer da Educação. Não tem outro caminho que nós possamos tomar que não seja esse. Os índices do Fórum Nacional de Violência apontam que quanto mais instruído é uma criança, um adolescente, um adulto, mais ele se afasta dessa zona de risco de ser vítima de um homicídio”, declarou Plácido Rios.

Após a abertura, foram apresentadas as experiências exitosas em mediação escolar e práticas restaurativas em círculos de paz de Trairi e em municípios de abrangência do Projeto Contexto localizados nos territórios do Sertão Central, Inhamuns-Crateús e Sertões de Canindé. Já a importância dos Acordos de Cooperação para Mediação Escolar foi abordada pelo coordenador do Caopije, Hugo Mendonça. O promotor de Justiça ressaltou a importância de as instituições e a sociedade civil terem a consciência de que, para uma sociedade mais fraterna, harmônica e pacífica, não basta a melhoria dos índices de educação intelectual. É necessário que as pessoas sejam ensinadas a lidar com conflitos. Segundo o membro do MPCE, quando se lida com conflitos sem agir com violência, sem impor a própria vontade, respeitando o outro, são desenvolvidas todas as competências socioemocionais.

Ao final, foram entregues os certificados dos cursos. Com essa certificação, os técnicos já poderão transmitir os conhecimentos adquiridos para os professores das escolas das respectivas cidades, de forma a multiplicar a filosofia da justiça restaurativa e da cultura de paz, na prevenção da violência no ambiente escolar.

Participaram do evento membros, servidores e colaboradores do MPCE; prefeitos; secretários estaduais; secretários municipais; técnicos e técnicas da Secretaria de Educação e das Células de Mediação Escolar e demais convidados. A atividade foi promovida em sinergia com o “Projeto Mediação Escolar” do MPCE, com a Vice Governadoria do Estado do Ceará e a Seduc, que são parceiros dessa iniciativa junto com as organizações que compõem a Plataforma Educação Marco Zero, realizadoras do Projeto Contexto: Educação, Gênero, Emancipação, uma ação cofinanciada pela União Europeia.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br