Caoscc realiza seminário sobre comunicação para entidades do terceiro setor - MPCE

Caoscc realiza seminário sobre comunicação para entidades do terceiro setor


09.07.19.Seminario.Comunicação.08.sO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio das Organizações da Sociedade Civil, Civel e do Consumidor (Caoscc), realizou, nesta terça-feira (09/07), o I Seminário de Comunicação do Terceiro Setor. Realizado no auditório dos Centros de Apoio Operacionais do MPCE, o evento teve como público-alvo representantes de organizações do terceiro setor e discutiu a importância e os aspectos práticos da comunicação.

Durante a abertura do seminário, a coordenadora do Caoscc e promotora de Justiça Rita d’Alva Martins Rodrigues destacou a relevância da comunicação como forma de fortalecer as entidades do terceiro setor e apresentar à sociedade as ações realizadas por essas organizações. “Hoje a gente quer ter uma conversa sobre a importância da comunicação para fazer uma prestação de contas dos trabalhos com a sociedade de maneira clara, simples e objetiva. Além disso, mostrar instituições que já tenham uma comunicação boa e também ferramentas, com a ideia de criar uma plataforma aberta para que eles possam colocar todo o material e fazer o fortalecimento da rede com o público”, ressaltou.

A primeira mesa do evento teve como tema a importância da comunicação e foi comandada pelo assessor de imprensa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace), Alberto Perdigão. O jornalista contextualizou a comunicação brasileira, o acesso do público aos meios de comunicação, discutiu a democratização da mídia e explicou a diferença entre comunicação comunitária e alternativa.

Com o tema Comunicar para Mobilizar, a segunda mesa contou com a participação da representante do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), Gecíola Fonseca. Ela abordou aspectos práticos da comunicação no dia-a-dia, como o posicionamento da entidade nas redes sociais, a disputa de narrativas no ambiente digital e como atingir o seu público a partir de suas causas.

Durante a tarde, Beatriz Azevedo, representante do Instituto Verdeluz, e Jonab Fernandes, que representou a Casa de Vovó Dedé, apresentaram casos práticos de estratégias de comunicação utilizadas pelas duas instituições. O seminário contou, ainda, com a participação de Francisco Arrais, diretor de criação da empresa Café Novo Comunicação, que falou sobre o poder da comunicação na mobilização de apoios. Para encerrar o evento, Gecíola Fonseca comandou a mesa Uso de ferramentas gratuitas para comunicação das organizações, com a apresentação e aplicação de ferramentas aos presentes.

Para Monique Oliveira, jornalista e sócia de uma empresa de assessoria de comunicação, o seminário aborda uma temática relevante, mas que ainda é pouco discutida. “Essa é uma temática fundamental, principalmente, nesse contexto do país em que está sendo debatida a questão da união, do fortalecimento e da profissionalização. O auditório tá lotado, isso reforça a importância do tema. A gente vê essa carência, essa falta de profissionalização na comunicação e, por isso, a gente deve estudar para trabalhar e levar essa ajuda. Nós, que somos profissionais de comunicação”, comentou.

Já Cosme Costa Lima, representante da Ação Cearense de Combate à Corrupção e a Impunidade (Acecci), o seminário é uma iniciativa necessária, por fortalecer as organizações sociais do terceiro setor. “Estamos sempre em interlocução com o Caoscc e participando desses eventos de formação para as organizações sociais do terceiro setor. Para nós, é muito importante, porque vai fortalecer, formar e desenvolver melhor as entidades. Isso é fundamental para termos conhecimento sobre como organizar e como apresentar editais”, enfatizou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br