MPCE apresenta experiência do Vidas Preservadas no Rio Grande do Norte


04.04.2018-Vidas PreservadasA experiência bem sucedida do projeto “Vidas Preservadas: o Ministério Público e a sociedade pela prevenção do suicídio” está cruzando as divisas do Ceará para servir de exemplo a outros estados. Nesta segunda-feira (26/08), o promotor de Justiça e coordenador da iniciativa, Hugo Mendonça, ministra a palestra “Estratégias de prevenção e posvenção do suicídio” no auditório da sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró. “Foi um convite do MPRN para compartilhar nossos métodos e resultados alcançados para profissionais da rede de saúde, de assistência social e de educação do município de Mossoró, além de membros do Ministério Público de todo o estado que irão acompanhar a palestra através de transmissão online”, explica o promotor.
O Vidas Preservadas foi criado em 2018 pelo Ministério Público do Estado do Ceará por intermédio dos Centros de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJ), do Meio Ambiente (CAOMACE), da Cidadania (CAOCIDADANIA) e Criminal (CAOCRIM). A iniciativa traz duas premissas: é necessário falar sobre o tema e o Ceará precisa adotar políticas públicas preventivas. O objetivo geral do projeto é promover, em parceria com um importante grupo de órgãos públicos e de organizações não governamentais, uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde e para o surgimento de estratégias de cuidado integral da população na perspectiva do trabalho em rede.

“Na verdade, somos um movimento encabeçado pelo MPCE, mas que conta com o apoio essencial de prefeituras, do Governo do Ceará e de dezenas de entidades privadas e não-governamentais. Levar essa experiência para outro estado é uma forma de inspirar a criação de movimentos semelhantes e uma atuação mais firme na prevenção, intervenção e posvenção do suicídio”, afirma Hugo Mendonça, um dos coordenadores do Vidas Preservadas.

Setembro Amarelo no Ceará

Todos os anos, o mês de setembro é reservado para o alerta sobre o tema no país. Na próxima sexta-feira (30/08), será lançada a Campanha Setembro Amarelo no Ceará durante o Seminário “A evolução da prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo: diretrizes para uma política efetiva”. A palestra de abertura traz um dos nomes mais reconhecidos da área: o psiquiatra e consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS), José Manoel Bertolote. O evento acontece no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), em Fortaleza, a partir das 8h30, e contará ainda com outros debatedores.

SERVIÇO

Estratégias de prevenção e posvenção do suicídio: a experiência do projeto Vidas Preservadas no Ceará
Data: segunda-feira, 26/08/2019
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da Sede do MPRN em Mossoró

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br