MPCE divulga projeto “Igualdade Racial” em Caucaia


Para falar acerca da iniciativa “Igualdade Racial – projeto para um Ceará sem racismo”, o Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do promotor de Justiça Hugo Porto, esteve presente na cerimônia de certificação de 92 professores que participaram do projeto “Conhecendo a Nossa História: da África ao Brasil”, em Caucaia. A ida ao evento aconteceu a convite da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

A ocasião se deu na última quarta-feira (05/09), no salão principal do Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia. Fruto de uma parceria da Prefeitura de Caucaia com a Fundação Cultural Palmares, a iniciativa promove uma formação continuada para professores com o objetivo de preservar a cultura afro-brasileira no município.

“Caucaia é um município interessante, é um retrato do Brasil. Ali tem quilombolas, indígenas, ciganos, negros. A formação desses professores é um marco. Porque esta formação continuada é um dos seis eixos do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino e História e Cultura Afro-brasileira e Africana”, disse Hugo Porto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Cidadania (CAOCidadania).

Além do MPCE, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Caucaia, da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), da Câmara Municipal de Caucaia e da Coordenadoria Estadual de Política Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir).

Projeto Igualdade Racial

Por intermédio do CAOCidadania, o MPCE lançou o projeto “Igualdade Racial – projeto para um Ceará sem racismo” no dia 25 de março de 2019. Desde então, a iniciativa promove ações voltadas para a questão de sensibilização na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), como a feira do empreendedorismo étnico e uma sessão de cinema com exibição do filme “Pantera Negra”. Publicações nas redes sociais do MPCE também foram realizadas para divulgação a iniciativa. O projeto foi elaborado com o apoio de parceiros como a Seduc, Secult, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br