Projeto Vidas Preservadas promove capacitação voltada a líderes religiosos


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), realizou, nesta quarta-feira (27), uma edição do “Guardiões da Vida”, capacitação do projeto “Vidas Preservadas”, voltada a líderes e multiplicadores religiosos. Na ocasião, foram abordadas estratégias de escuta e encaminhamento na prevenção do suicídio. O evento aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.

A palestrante do evento foi a professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alessandra Xavier, que abordou desde a epidemiologia do suicídio até a desmistificação do tema, englobando fatores de riscos, de proteção e a importância da atividade em grupo na dimensão da saúde mental.

Ela destacou a importância da convivência em sociedade para um indivíduo que está num estado depressivo. “Enxergar alguém que está sofrendo é o primeiro gesto de amor, então a empatia é a capacidade de ver o outro e oferecer os cuidados adequados. Quando o indivíduo vivencia empatia aí é que ele pode ser alvo de cuidados. Quando alguém cuida desse indivíduo, dá acolhimento e proteção, isso cria vínculo, que é a experiência emocional mais profunda que um ser humano pode experimentar”, explicou a professora.

O promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do Caopije, declarou estar “muito feliz pelo projeto Vidas Preservadas estar propiciando uma reflexão sobre como líderes e multiplicadores religiosos podem contribuir concretamente para a prevenção do suicídio e valorização da vida. Muito feliz ainda por ter a professora Alessandra Xavier à frente desse momento de luz”, agradeceu o membro do MPCE.

Vidas preservadas

O projeto tem como missão contribuir para a prevenção do suicídio no Ceará, através da ação conjunta entre o MP e a sociedade. Para tanto, uma das linhas de atuação é a realização de capacitações para públicos específicos que atuam diretamente no atendimento a pessoas em situação de risco, como policiais, bombeiros e lideranças religiosas. Com isso, o curso “Guardiões da Vida” tem o objetivo desenvolver habilidades e competências teórico-práticas para a prevenção do suicídio.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br