Correição do CNMP é concluída nesta quinta-feira (12)


O Plenário dos Órgãos Colegiados do MPCE foi palco, na tarde desta quinta-feira (12), da reunião de encerramento da correição extraordinária do Corregedoria Nacional do Ministério Público. Na mesa do encontro, estiveram o corregedor nacional do MP, Rinaldo Reis, o conselheiro do Conselho Nacional do MP (CNMP), Sebastião Caixeta, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, e o corregedor-geral do MPCE, José Wilson Sales.

O corregedor nacional realizou uma apresentação informal do que a comitiva observou durante a avaliação do trabalho desenvolvido nas Promotorias de Justiça criminais nas cidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú que atuam nas áreas de crimes violentos letais intencionais (CVLI), sistema prisional e controle externo da atividade policial.

Segundo ele, um relatório completo será entregue posteriormente, que deverá gerar um plano de trabalho. “Ainda que tenhamos apontamentos a aperfeiçoar, o MP do Ceará está de parabéns, pois possui iniciativas que já se mostram exitosas no enfrentamento à criminalidade, como o projeto Tempo de Justiça, Grupo de Descongestionamento e o Núcleo de Investigação Criminal. Deixo os meus parabéns ao Plácido e toda a sua equipe pelos resultados”, resumiu Rinaldo.

Já o corregedor do MPCE reconheceu que muitas melhorias já foram feitas na instituição nos últimos quatro anos, mas sempre há o que melhorar. “Fizemos um investimento muito alto na área de tecnologia e sabemos que toda mudança de sistema e rotina gera algumas dificuldades. Ainda sim, a implantação do SAJ MP foi realizada em apenas um ano, enquanto que o Tribunal começou em 2008 e está sendo concluído este ano. Então, demos um grande passo nessa área, mas sabemos sempre podemos aperfeiçoar”, disse Wilson Sales.

Plácido Rios agradeceu a visita da Corregedoria Nacional logo no final do seu mandato. “Este é um momento de aprimoramento, em que recebemos a ajuda do Conselho Nacional do MP. Às vezes precisamos de olhares de fora para enxergar melhor o nosso contexto. Com muita humildade reconhecemos os pontos levantados pela Corregedoria. Nós temos um sonho muito alvissareiro que é ser o melhor MP do Brasil. Mas sonhamos com os pés no chão, sabendo que pra alcançarmos esse objetivo termos que ir aprimorando e superando cada desafio apresentado”, pontou.

Em clima de despedida, Rios agradeceu a confiança depositadas pelos membros do MPCE à sua gestão. “Os nossos maiores desafios foram termos assessores jurídicos, tecnologia e um ambiente de trabalho adequado às nossas necessidades”, disse. Ele destacou também a construção de um ousado Planejamento Estratégico no MPCE e no monitoramento das ações das 1ª e 2ª ondas, “que estão sendo concluídas com todas as metas cumpridas em respeito às demandas dos colegas” conclui.

Durante o encerramento, o conselheiro e corregedor nacional Rinaldo Reis elogiou a atuação de Plácido Rios à frente do Ministério Público cearense. “Vocês tiveram um grande procurador-geral de Justiça. Ele é um dos melhores PGJs e mais querido do país. O MP do Ceará é outro a partir do momento em que o Plácido assumiu. Ele realmente revolucionou e procurou práticas exitosas por todo o país para superar as dificuldades encontradas aqui”, parabenizou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br