MPCE divulga Boletim de Notícias sobre adoção e acolhimento


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 77ª Promotoria de Justiça, de Tutela Coletiva da Infância e Juventude, divulgou, nesta sexta-feira (12), para os pretendentes à adoção e interessados o Boletim de Notícias sobre adoção e acolhimento no município de Fortaleza. O objetivo do documento, desenvolvido pelo promotor de justiça, Luciano Tonet, e pela assessora jurídica, Carolina Barbosa, é fornecer maior facilidade no acesso aos dados sobre adoção e acolhimento, ao trabalho realizado pela Promotoria de Justiça, bem como aproximar os pretendentes dos dados, realizando-se, assim, o acompanhamento e fiscalização colaborativa do cadastro de adoção. 

Entre os dados divulgados, com referência ao mês de maio de 2020, estão a quantidade de acolhimentos existentes no município, a quantidade de acolhidos nessas unidades, a quantidade de famílias acolhedoras, a quantidade de crianças e adolescentes em acolhimento familiar, dados sobre atividade judicial (julgamentos em ações de Destituição do Poder Familiar, ações de adoções, destituições, liminares de medida protetiva de acolhimento institucional, audiências virtuais vinculações entre outras informações. 

Também foram divulgados dados gerais do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e tutoriais para consultas no referido sistema, como um passo-a-passo. O objetivo dos tutoriais é fornecer maior autonomia, para os pretendentes na busca de informações. Assim, o primeiro ensina a gerar gráficos com base nos dados do próprio sistema e o segundo ensina a consultar a posição do pretendente na fila do cadastro. 

Acesse o Boletim de Notícias na íntegra

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br