O Ministério Público do Estado do Ceará realizou nesta segunda (26/10) a primeira cerimônia de assinatura dos 30 Compromissos pela Criança e pelo Adolescente. O evento reuniu os(as) candidatos(as) que disputam a Prefeitura de Fortaleza, no auditório da PGJ. Dos 10 concorrentes que tiveram as candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral, apenas Samuel Braga, do Patriotas, não mandou representante. Assinaram o documento Anizio Melo (PC do B); Heitor Férrer (Solidariedade); Heitor Freire (PSL); Kamila Cardoso, vice do capitão Wagner (Pros); Paula Colares (UP); Rayssa Tomaz, coordenadora da campanha de Célio Studart (PV); Renato Roseno (PSOL); Sarto Nogueira (PDT) e Vladyson Viana, vice de Luizianne Lins (PT).
O documento foi elaborado pelo MPCE, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJE), em parceria com dezenas de instituições que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, agradeceu a adesão dos candidatos e reforçou o compromisso na implantação das medidas pelo(a) eleito(a). “Nós esperamos que essa agenda seja incorporada aos programas de governo dos senhores e senhoras e que, após a escolha de um candidato ou uma candidata à Prefeitura de Fortaleza, que seja efetivamente cumprida. Não apenas nesses 30 pontos principais, mas naquilo tudo que o Estatuto da Criança e do Adolescente apontou como política integral de atenção a esta população tão vulnerável”, disse.
Além do procurador-geral de Justiça e dos(as) candidatos(as) e representantes, também participaram da solenidade a procuradora de Justiça e coordenadora do CAOPIJE, Elizabeth Almeida; o subdefensor-geral do Estado do Ceará, Vicente Alfeu Teixeira; e a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza, Ana Célia Silvestre, representando as entidades que colaboraram com a elaboração do documento; e o consultor em Saúde da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), João Ananias.
Além de Fortaleza, os 30 Compromisso pela Criança e pelo Adolescente serão propostos aos candidatos(as) às prefeituras de Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral. Os eventos serão coordenados pelos promotores de Justiça que atuam na área da infância e juventude das referidas comarcas. Os convites aos candidatos já foram enviados. Veja a programação: