O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) empossou, na manhã desta quinta-feira (18), o procurador de Justiça, Francisco Osiete Cavalcante Filho, como membro do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, durante a 2ª Sessão Solene do referido sodalício, realizada de forma virtual pela plataforma digital Microsoft Teams e transmitida, ao vivo, pelo canal oficial do MPCE no YouTube.
A solene mesa virtual foi composta pelo procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas; pelo procurador de Justiça e corregedor-geral do MPCE, Pedro Casimiro Campos de Oliveira; pela procuradora de Justiça e ouvidora-geral do MPCE, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto; pelo promotor de Justiça e presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Aureliano Rebouças Júnior; e pela promotora de Justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Flávia Soares Unneberg.
Ao tomar posse e entrar em exercício nas funções do cargo de membro do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, Osiete Cavalcante prestou o compromisso, prometendo desempenhá-lo com eficiência e seriedade, promovendo a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis e à fiel observância da Constituição e das Leis. “Tenho a honra de aprender e contribuir, cada vez mais, junto ao seleto grupo que constitui este valoroso Órgão Especial, focando o bem do melhor interesse da sociedade cearense”, destacou, ao agradecer a oportunidade e confiança depositada pelos demais colegas ao poder completar o biênio neste órgão iniciado em 2018.
Em seguida, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, anunciou as boas-vindas ao colega, enfatizando que Osiete Cavalcante sempre foi muito competente, equilibrado e sensato desde o início de sua jornada, sendo merecedor do respeito de seus pares. “Vossa Excelência goza de toda confiança de seus pares para desempenhar essa relevantíssima função (…). Doutor Osiete merecia uma solenidade presencial, mas as dificuldades nos impedem. Temos que ter a consciência de nos proteger, por isso, vamos ter muita prudência, responsabilidade, solidariedade e condolências para com aqueles que perderam seus entes queridos”, ponderou.
Para Manuel Pinheiro, as crises têm testado a capacidade de resiliência de todos, mas os membros do Ministério Público têm dado respostas, mantendo a qualidade e eficiência no atendimento aos anseios da sociedade. “Neste momento de reflexão, também expresso minha confiança de que o Ministério Público superará esse desafio, porque os cearenses nunca precisaram tanto de nós”, ressaltou.