O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), participa, nos dias 15 e 17 de junho, do webinário “Com ou sem pandemia, a pessoa idosa precisa ser protegida”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. O evento será realizado pelo Conselho Estadual do Direito do Idoso (Cedi-CE), sempre a partir das 14 horas, pela plataforma Zoom (bit.ly/3c3ImHm).
Os debates têm como objetivo divulgar os direitos dos idosos e sensibilizar a sociedade, inclusive neste período de pandemia. A programação traz temas como tipos de violência, procedimentos de averiguação, encaminhamentos, denúncias e prevenção. O público-alvo são pessoas idosas e familiares, coordenadores municipais da Política da Pessoa Idosa, representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), coordenadores da Atenção Básica de Saúde, técnicos dos Grupos de Convivência da Pessoa Idosa e sociedade em geral.
Para o coordenador auxiliar do CAOCidadania, promotor de Justiça Alexandre Alcântara, o webinário reúne as principais instituições do sistema de garantias de direitos e os movimentos sociais da pessoa idosa. “Nosso objetivo é discutir e buscar a efetivação de políticas públicas para esse segmento populacional, especialmente, das pessoas e famílias em vulnerabilidade social”, explica.
Segundo o coordenador do CAOCidadania, promotor de Justiça Hugo Porto, cada vez mais o Ministério Público age de forma a estimular e a criar uma rede protetiva para as pessoas idosas de forma muito transversal, na intersetorialidade que o direito exige. “Vamos tratar desse tema, mostrar as maiores violações contra os direitos da pessoa idosa e também caminhos de solução, ainda mais neste ano, porque temos os efeitos da pandemia: violações intrafamiliares, pessoas em suas residências por conta do isolamento social, o risco de suicídio parte das pessoas acima de 70 anos… São todas preocupações e são todos objetos de acompanhamento tanto de fiscalização, de políticas, como também de indução das mesmas. O evento é um momento para passar encaminhamentos e estabelecer um diálogo construtivo com a sociedade e, principalmente, com o segmento da pessoa idosa”, afirma.
O evento conta ainda com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Ceará; Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e para as Pessoas com Deficiência (SPS); comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa; Conselho Estadual dos Direitos do Idosos da Ordem dos Advogados do Brasil – Ceará (CEDI-CE); Observatório de Indicadores Sociais (Oi SoL); Associação Cearense Emissoras Rádio e Televisão (ACERT) e do Observatório de Políticas Públicas em Saúde da Universidade Federal do Ceará.
Serviço
Webinário “Com ou sem pandemia, a pessoa idosa precisa ser protegida” – 15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Data: 15 e 17/06
Horário: 14 horas
Transmissão: plataforma Zoom – link bit.ly/3c3ImHm