Busca Ativa Escolar é tema de encontro entre MPCE e Unicef


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, nesta terça-feira (22/06), encontro virtual para discutir a efetivação de Busca Ativa Escolar no contexto da pandemia. O encontro ocorreu por iniciativa do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), em parceria com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Aproximadamente 20 promotores de Justiça e assessores participaram da reunião, a primeira promovida pelo Caoeduc para tratar do tema diretamente com os membros do Ministério Público. Na ocasião, o Unicef apresentou o atual cenário detalhado dos municípios acerca da Busca Ativa Escolar.

A iniciativa é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios e desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outras instituições. O trabalho tem o objetivo de identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola e ajudar esse público a voltar à rotina escolar, às salas de aula e a permanecer no contexto de aprendizado constante.

O evento apresentou propostas de ações voltadas para o fortalecimento e melhor acompanhamento da busca ativa nos municípios, traçando estratégias de atuação. O Caoeduc vem buscando promover ações de fortalecimento a garantia do direito à educação e permanência dos estudantes da escola em toda a educação no Estado do Ceará. Para os promotores de Justiça, servidores e assessores que não puderam participar, no próximo dia 29 de junho, haverá mais um encontro​.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br