Nessa quinta-feira (09/12), cartilhas educativas do projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, de iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), foram entregues, formalmente, na cidade de Ipueiras. Realizada em conjunto com as respectivas Secretarias de Educação, a cerimônia, com uma palestra ministrada pelo auditor da Controladoria Geral da União Edilberto Barreto, reuniu servidores da rede de educação do Município a fim de apresentar e orientar a utilização dos materiais disponibilizados, que serão aplicados às turmas de 6ª ou 5ª séries das escolas aderentes. Na última terça-feira (07/12), o material da iniciativa também foi entregue nas cidades de Canindé e Santa Quitéria.
Na ocasião foram abordados os detalhes sobre o cadastramento dos aplicadores das cartilhas nas versões impressa e virtual e o treinamento de educação à distância (EAD) do corpo docente. Vale ressaltar que, ao longo dos encontros, foi incentivada a inscrição das escolas e professoras na plataforma da CGU para realização do curso EAD e acompanhamento da aplicação. O material foi produzido em parceria do Instituto Maurício de Souza (Turma da Mônica) com a CGU – havendo a integração do projeto da Controladoria com o do MPCE.
O evento contou com a palestra do auditor da Controladoria-Geral da União (CGU) e coordenador do “Projeto Um Por Todos”, Edilberto Barreto, além de participação do representante da Promotoria de Justiça de Ipueiras; da secretária de Educação de Ipueiras, Catia Matos Vasconcelos Fontenele, e dos professores atuantes na rede de educação da cidade.
As próximas entregas de materiais serão realizadas na próxima terça-feira (14/12), em Tauá e Quiterianópolis, e no dia 16 de dezembro serão as Cartilhas entregues aos municípios de Crato, Assaré e Brejo Santo.
Cartilha
A cartilha “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, utilizada no programa, foi produzida pelo MPCE em parceria com o programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”. A entrega foi possibilitada pelo apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que patrocinou a impressão do material. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) propiciou a infraestrutura das palestras de sensibilização nos 19 municípios visitados em 2019 – em parceria com o Programa TCEduc, do Instituto Plácido Castelo (IPC). O kit é composto pelo manual do professor, caderno do estudante com atividades, revistas em quadrinhos, cartazes, jogos e outros materiais. As cartilhas elaboradas pela CGU e pelo Instituto Maurício de Souza contam com versão virtual, sem custo para as Prefeituras.
Projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”
Fruto de parceria do MPCE e das Escolas de Gestão do Ceará – como EGP/SEPLAG, EGPM/APRECE, IPC/TCE, ENAP/SRF e ESMP/PGJ – cujos pedagogos escolheram o material didático da CGU, a iniciativa objetiva alcançar a juventude cearense e prevenir a prática da corrupção.
O projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção” tem como característica um caráter preventivo e permanente voltado para a formação humana. A meta é ampliar as atividades para todas as escolas públicas e particulares do Estado, com a finalidade de incluir o conteúdo na programação letiva e incorporar as cartilhas ao material didático das escolas, podendo usar o Termo de Referência da Alece para a impressão. As tratativas prosseguirão com os demais municípios já visitados, com auxílio da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de já haver entendimentos com o Município de Fortaleza.