Nova Diretoria do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União é empossada na sede do MPCE


A nova Diretoria do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP) tomou posse solene, durante a 58ª Reunião Ordinária, na manhã do dia 24 de março de 2022, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Ceará. Na ocasião, a atual presidente do CNOMP e ouvidora do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), Selma Magda Barreto, foi reconduzida para o mandato de um ano. A ouvidora do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Nádia Estela Mateus, foi eleita vice-presidente do CNOMP. A posse festiva dos novos integrantes será nos dias 12 e 13 de abril, em Pernambuco. 

Além de Selma Barreto, também participaram da mesa diretora de abertura da solenidade as autoridades: a vice-procuradora-geral de Justiça do MPCE, Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves; a ouvidora do MPMG e vice-presidente do CNOMP, Nádia Estela Mateus; membro auxiliar da Ouvidoria Nacional do Ministério (ONMP), Andrea Sampaio; o diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Pernambuco, Sílvio Tavares (representando o procurador-geral do MPPE, Paulo Augusto de Freitas Farias); o ouvidor do Ministério Público do Estado do Amapá e vice-presidente da Região Norte, Paulo Celso Ramos; e a promotora de Justiça e assessora da Ouvidoria-Geral do MPCE, Ana Cláudia de Morais. 

Ao proceder a saudação de boas-vindas e abertura dos trabalhos, Selma Barreto agradeceu a acolhida de Ângela Chaves e pediu para que seus elogios e deferências fossem transmitidos ao procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas. “Somos muito gratos e nos sentimos muito prestigiados em todos os eventos. Estamos muito felizes e honrados pelo carinho e tempo despendidos a nós e ao nosso Conselho. Prometo envidar todos os esforços para continuarmos sendo estes agentes democráticos. Espero que possamos dar continuidade ao nosso Memorial e realizar muito mais do que nos propusemos a fazer”, disse, ao acrescentar que aquele era um momento especial de união em que todos seguiam o bom combate a bem do Ministério Público e da sociedade. 

A vice-procuradora-geral de Justiça, Ângela Chaves, agradeceu a gentileza e afirmou que o que o povo cearense tem de melhor é o seu espírito acolhedor. “Sintam-se abraçados em nossas boas-vindas. Somos, geneticamente, bem-humorados e hospitaleiros, ainda mais num momento como este tão importe e rico institucionalmente. É o esforço e o entusiasmo que nos contagia depois de encontros como este”, considerou. 

A membra auxiliar da Ouvidoria Nacional do Ministério (ONMP), Andrea Sampaio, revelou que o CNOMP se tornou uma casa de amigos marcante na carreira de todos que fazem parte. “O Ministério Público só é o que é quando sai dos gabinetes e vai até onde estão os cidadãos, tendo a sensibilidade de ouvir até os não ditos”, revelou, observando um avanço notável e reconhecimento nacional das atividades do CNOMP. 

Em nome do procurador-geral de Pernambuco, o diretor da ESMP do MPPE, Sílvio Tavares, desejou sucesso absoluto à segunda gestão de Selma Barreto, à frente do CNOMP. “A PGJ sempre manteve e manterá uma parceria íntegra com a Ouvidoria. Selma é uma figura humana queridíssima no MPPE. O ouvidor tem uma relação intrínseca com a democracia do País. Se o Ministério Público se fechar aos anseios da sociedade, estaremos sepultando a instituição. Desejo um profícuo trabalho ao colegiado”, almejou. 

O vice-presidente da Região Norte, Paulo Celso Ramos, declarou que Selma Barreto foi “um anjo” que surgiu em sua vida, pela motivação recebida nos momentos de mais dificuldades. Para ele, em seu discurso de breve despedida, foi uma honra ter participado do CNOMP. “A partir de maio, saio apenas fisicamente, porque o coração sempre estará à disposição de vocês. Só tenho a agradecer a cada um por ter acreditado em nosso trabalho. Temos que ter a confiança dos nossos pares e isso demonstrou o resultado alcançado”, asseverou. 

Compõem a nova Diretoria do CNOMP os seguintes ouvidores: 

Selma Magda Pereira Barbosa Barreto (Presidente); Nádia Estela Ferreira Mateus (Vice-presidente); Jussara Maria Pordeus e Silva (Secretária); Adélio Mendes Dos Santos (Diretor de Comunicação); Rodrigo Pessoa de Moraes (Diretor Financeiro); Heloísa Maria Moraes Rego Pires (Diretora de Patrimônio Cultural); Ailton José da Silva (Diretor de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo); Lean Antônio Ferreira De Araújo (Vice-presidente da Região Nordeste); Paulo Celso Ramos (Vice-presidente da Região Norte); Gilberto Nonaka (Vice-presidente da Região Sudeste); Paulo Cézar Ramos de Oliveira (Vice-presidente da Região Sul) e Enzo Siuffi (Vice-presidente da Região Centro-Oeste).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br