Ann Celly Sampaio
Promotora de Justiça
Tudo começou quando recebi no DECON uma visita da Diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Na ocasião, a fala dos representantes presentes me tocou profundamente porque percebi que se tratava de pessoas que queriam um meio de ajudar o próximo.
Umas das informações relatadas pelos membros do Conselho e que mais me chamou atenção, foi o fato do Município de Fortaleza possuir mais de noventa abatedouros clandestinos e não dispor do Serviço de inspeção Municipal (S.I.M.). Ora, se na Capital Cearense inexiste regulamentação dos produtos de origem animal, imagina no interior do Estado.
A partir de então comecei a pensar uma forma de trabalharmos juntos para combater à clandestinidade na produção de produtos de origem animal, ausência de selo de verificação de agências reguladoras, falsificação desses selos e abatedores insalubres. Foi assim que surgiu o PROPOA.
Liduina Maria de Sousa Martins
Promotora de Justiça
Ao iniciar meu trabalho no DECON, no início de 2020, tive uma das mais gratas surpresas ao conhecer a excelência da equipe, o relevantíssimo objetivo do PROPOA e o planejamento para a continuidade do projeto. Em contato com alguns colegas do interior para saber do interesse deles em receber o PROPOA em suas comarcas, a aceitação foi total, pois todos com quem falei queriam conhecer as ações de combate as práticas indevidas no trato de alimentos de origem animal. A equipe do PROPOA conta com o agradecimento e o total apoio do DECON.
Célio Pires Garcia
Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE)
O PROPOA é um projeto desenvolvido pelo MP/DECON – CRMV-CE – MAPA e ADAGRI que vem levando a população cearense a educação higiênica, sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal em especial preparando a juventude para ser o grande veiculado da avaliação qualitativa dos alimentos de origem animal.
Precisa ser ressaltado que o sucesso do projeto se dá através da efetiva participação de todos envolvidos nos permitindo afirmar que esse é um dos projetos de educação permanente que tem dado uma enorme contribuição na qualidade da saúde básica do Ceará
Adrianne Paixão
Médica Veterinária
O PROPOA foi um divisor de águas no Ceará. Quando os órgãos que individualmente trabalhavam “caso a caso”, de forma pontual, passaram a trabalhar EM coletivo PARA o coletivo!
Fabio Gomes
Vereador do Município de Santana do Acaraú/CE
Em Santana do Acaraú – CE, no dia 18/11/2019, tivemos uma excelente palestra sobre a segurança alimentar dos produtos de origem animal, do PROPOA, com a presença de Vereadores (as), Secretário de Saúde, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, equipe de vigilância em sanitária, equipe do selo de inspeção municipal, entidades representativas, dentre outros. O momento foi bastante participativo e muitas orientações e conhecimentos foram repassados pela equipe do PROPOA – CE, que até hoje estão sendo seguidos, no todo ou em parte, pelos setores competentes aqui do Município, ainda precisamos melhorar muito, e a palestra do PROPOA pode ser considerada o marco de um recomeço.
Hellen Araújo Cavalcante
Presidente da Comissão de Inspeção e Vigilância Sanitária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE)
Participar do PROPOA possibilitou a todos nós que fazemos parte da Comissão de Inspeção e Vigilância Sanitária de Alimentos, do Conselho de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE), a realização, em conjunto com o DECON-CE e demais órgãos participantes, de uma importante demanda social – a saúde pública. Através da educação sanitária, palestras e material informativo foram transmitidos a variados públicos-alvo, orientando sobre o consumo de produtos de origem animal, visto que tais alimentos são vinculadores de importantes zoonoses que podem afetar a saúde do consumidor.
Stefany Pedrosa
Estudante de Veterinária da UECE
“De grande importância social, a palestra do PROPOA oferece ao consumidor orientações básicas que visam a garantia da segurança alimentar e qualidade sanitária. Uma palestra de fácil entendimento que orienta os participantes sobre seus direitos como consumidor e deveres ,perante a sociedade, ao adquirir um produto de procedência, seguro e registrado.”
Ives Tavares
Auditor Fiscal Federal Agropecuário
Médico Veterinário – MAPA
O PROPOA tem sido um eficiente canal de comunicação e disseminação de informação técnica de qualidade, trazendo conhecimento e segurança para a população cearense. Os técnicos e profissionais envolvidos têm atuado de forma didática, estabelecendo cada vez mais vínculos com a sociedade organizada, sempre em busca de conscientizar as pessoas da importância de escolher alimentos mais seguros para o seu consumo.
A parceria entre DECON-MP/CE, MAPA, ADAGRI, CRMV/CE e Agefis, tem sido fundamental no auxílio ao combate às práticas clandestinas de produção e venda de produtos de origem animal. O PROPOA tem buscado multiplicar o conhecimento entre setores importantes da sociedade, tendo como um dos principais objetivos levar informação técnica de forma didática ao alcance das populações mais distantes do nosso Ceará.
O apoio irrestrito destes órgãos e a participação efetiva dos seus membros junto à sociedade, tem refletido os excelentes resultados conquistados até aqui. O PROPOA deve avançar ainda mais!
José Maria dos Santos Filho
Presidente da Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar – Conselho Federal de Medicina Veterinária
O Propoa é, segundo a minha percepção, um dos mais importantes programas de educação sanitária alimentar implementados, nos últimos anos, no Estado do Ceará.
A concepção técnica e a implantação obstinada do Propoa, pelo DECON – CE, foram de tal forma exitosas que seu reconhecimento extrapolou nossas fronteiras, tanto que essa entidade, em 2019, foi convidada a apresentar a estrutura do programa no IX Congresso Latino-americano e XV Congresso Brasileiro de Higienista de Alimentos, para uma seleta plateia de profissionais que labutam nos mais diversos segmentos da ciência alimentar, tendo sido uma das apresentações mais prestigiadas naquele evento.
Rita de Cássia Pinheiro
Analista ministerial – Administradora do DECON/CE
Tenho muito orgulho de fazer parte da equipe desse projeto e poder ajudar a população a escolher os produtos de forma saudável e devidamente regularizados.
Ver os consumidores atuando de forma consciente e preocupados não só com a validade do produto, mas também com sua origem e composição, nos faz acreditar que estamos no caminho certo.