A composição do Conselho Superior do Ministério Público do Ceará para o biênio 2026/2027 foi definida, nesta sexta-feira (05/12), após votação dos promotores e procuradores de Justiça da ativa. Foram reconduzidos ao cargo os procuradores de Justiça Domingos Sávio de Amorim, Liduina Albuquerque, Rinaldo Janja, Pedro Olímpio, Humberto Ibiapina, Luiz Antônio Abrantes Pequeno e Roberta Coelho. Já os procuradores de Justiça Ivana Barros Leal e Marcus Renan foram eleitos para o primeiro mandato. Os procuradores de Justiça Salomé Nogueira e Luciano Percicotti serão suplentes.
O resultado foi apresentado pela presidente da Comissão Apuradora e Organizadora do pleito, procuradora de Justiça Fátima Castro. Ao todo, foram computados 2.979 votos, de 438 membros votantes. Cada membro apto a votar poderia depositar até sete votos nos candidatos registrados.
CSMP
O mandato para o Conselho tem duração de um ano, com possibilidade de recondução por mais um ano. O Conselho Superior do Ministério Público tem como membros natos o procurador-geral de Justiça, que o preside, e o corregedor-geral do Ministério Público. Integram também o CSMP mais sete procuradores de Justiça anualmente eleitos pelo voto direto, secreto e igualitário de todos os procuradores e promotores de Justiça em atividade.
Confira a lista de procuradores de Justiça e os respectivos votos obtidos:
Domingos Sávio de Amorim – 344 votos (Eleito)
Liduina Albuquerque – 334 votos (Eleito)
Rinaldo Janja – 310 votos (Eleito)
Pedro Olímpio – 304 votos (Eleito)
Humberto Ibiapina – 294 votos (Eleito)
Ivana Barros Leal – 290 votos (Eleito)
Luiz Antônio Abrantes Pequeno – 269 votos (Eleito)
Roberta Coelho – 265 votos (Eleito)
Marcus Renan – 238 votos (Eleito)
Salomé Nogueira – 222 votos (Suplente)
Luciano Percicotti – 105 votos (Suplente)
Branco – 3
Nulo – 0