O Ministério Público do Ceará abriu oficialmente, nesta segunda-feira (12/01), a exposição “Na morada: afetos e memórias no Minimuseu Firmeza”, no Espaço Cultural da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. A mostra traz ao público obras nunca expostas fora do minimuseu do artista Nilo Firmeza, o Estrigas, além de trabalhos de nomes que marcaram a história cultural do Ceará, como Nice Firmeza, Luís Sá, Emília Porto, Regina Célia e Vando Figueiredo. A exposição estará aberta ao público para visitação até março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Durante a abertura, o chefe do Departamento de Memória Institucional, Lucas Pinheiro, destacou que o Espaço Cultural do MP do Ceará busca aproximar a sociedade da instituição. “A ideia é abrir as portas do Ministério Público para um novo olhar, através da arte e da memória. Essas ações educativas são ferramentas para aproximar a população e mostrar que o MP também é um espaço de cultura e cidadania”, afirmou.
Para a gestora do Minimuseu Firmeza, Paula Machado, a exposição é um convite à descoberta: “Queremos que o visitante tenha uma ideia do que é essa casa-museu, evidenciando a diversidade do acervo e a dimensão afetiva que marca o Minimuseu. Este momento celebra a parceria com o Ministério Público do Ceará como um lugar de diálogo, arte e cultura”, afirmou. parte do acervo do Minimuseu Firmeza, um dos mais importantes patrimônios das artes plásticas cearenses, reunindo obras, documentos e memórias que atravessam gerações.
Moradores do entorno do Minimuseu, localizado no bairro Mondubim, em Fortaleza, também estiveram presentes. Silvania Vieira, representante da comunidade, ressaltou o papel do espaço como ponto de encontro e memória: “O Minimuseu Firmeza valoriza nossa história e aproxima as pessoas da arte, fazendo o bairro se sentir parte da cultura da cidade”.
O assessor de Políticas Institucionais do MP do Ceará, promotor de Justiça Aureliano Rebouças, também participou da abertura. A exposição é fruto da parceria entre o Departamento de Memória Institucional do MP do Ceará e o Minimuseu Firmeza.
SERVIÇO
Exposição: “Na morada: afetos e memórias no Minimuseu Firmeza”
Local: Espaço Cultural do MPCE (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, nº 130, Cambeba, Fortaleza)
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até março
Agendamento de grupos: memorial@mpce.mp.br | (85) 3452-3731