O Ministério Público do Ceará e o Consulado-Geral dos Estados Unidos no Recife formalizaram, nesta quarta-feira (10/12), a assinatura de Memorando de Cooperação Mútua voltado ao fortalecimento das ações de investigação e combate a organizações criminosas transnacionais. O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, e pela cônsul-geral dos EUA, May Baptista.
O acordo estabelece mecanismos de colaboração em investigações criminais e prevê treinamentos para aprimorar a identificação de documentos de viagem falsificados ou fraudulentos, frequentemente utilizados por integrantes de organizações transnacionais. A parceria entre o MP do Ceará e o Consulado-Geral dos EUA será conduzida com rigoroso respeito à confidencialidade de documentos e informações compartilhadas, observando a legislação e as normas institucionais de ambos os países.
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, destacou a importância do compromisso institucional com a cooperação internacional. “O grande desafio dos MPs e órgãos de segurança é combater as diferentes facções, e vamos desempenhar um trabalho conjunto com os mesmos objetivos. O MP do Ceará investe em tecnologia, e os Estados Unidos já possuem amplo domínio dessa tecnologia, o que certamente deverá nos auxiliar nesse processo. Esta parceria reforça nossa capacidade de agir e proteger a sociedade por meio de investigações mais qualificadas e, sobretudo, integradas”, ressaltou.
Para a cônsul-geral May Baptista, “é fundamental cooperar nas investigações de crimes conduzidos por organizações transnacionais, que envolvem tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e documentos fraudulentos, entre outros crimes. Trabalhar com instituições como o Ministério Público do Ceará fortalece nossa capacidade conjunta de combater essas ameaças.”
O encontro para assinatura do Memorando de Cooperação Mútua contou ainda com a participação da subprocuradora-geral de Justiça de Governança do MP do Ceará, Daniele Fontenele; do adido adjunto para Investigações no Exterior, John Lydic; e do cônsul de Diplomacia Pública dos EUA no Nordeste, Eric Concha.