MP do Ceará, Procuradoria Regional Eleitoral e forças de segurança alinham ações para fortalecer atuação integrada no pleito de 2026

MP do Ceará, Procuradoria Regional Eleitoral e forças de segurança alinham ações para fortalecer atuação integrada no pleito de 2026

O Procurador-Geral de Justiça, Herbet Santos, reuniu-se, nesta segunda-feira (14/09), com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, e o Procurador Regional Eleitoral no Ceará, Celso Costa Lima Verde Leal, para tratar da integração entre as instituições durante o período eleitoral de 2026. Durante o encontro, eles discutiram estratégias de atuação com o objetivo de fortalecer a prevenção e o enfrentamento de possíveis irregularidades e crimes eleitorais, garantindo maior efetividade às ações dos órgãos envolvidos.

“É fundamental que as instituições estejam alinhadas e atuem de forma coordenada para assegurar a regularidade do processo eleitoral. Nosso objetivo é prevenir situações que possam comprometer a legitimidade das eleições, evitar nulidades e garantir que eventuais práticas ilícitas sejam devidamente apuradas para que a impunidade não prevaleça”, destacou o PGJ Herbet Santos.

Também participaram da reunião, pelo MPCE, os promotores de Justiça e coordenadores do Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (Gaesp), Renato Magalhães e Daniel Porto; o assessor de Relações Institucionais, Aureliano Rebouças; e o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), Igor Pinheiro. Pela SSPDS, estiveram presentes o secretário executivo da pasta, Sergio Pereira; o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Ceará, Teresa Cruz; e os diretores do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Ricardo Pinheiro e Alisson Gomes.