MPCE realiza 1º Fórum de Gestão da Fauna Silvestre no Ceará para formalizar diretrizes de atuação entre instituições 

MPCE realiza 1º Fórum de Gestão da Fauna Silvestre no Ceará para formalizar diretrizes de atuação entre instituições 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou nesta quinta-feira (03/11) o “1º Fórum de Gestão da Fauna Silvestre no Estado do Ceará: Convergindo Diretrizes”, com o intuito de reunir as principais instituições que atuam na área para discutir e alinhar procedimentos, com base na legislação vigente e atribuições institucionais de cada ente. O evento, que é iniciativa do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace), aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza, com transmissão pelo Youtube do MPCE. O evento prossegue nesta sexta-feira (04/11). 

Abertura 

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, saudou os participantes e agradeceu o envolvimento de todos nessa troca de experiências e união de esforços para concretizar ações em proteção da fauna silvestre do estado. “O que nos une é a vontade de sermos cada vez mais eficientes, coordenando as nossas ações na proteção do patrimônio ambiental do estado do Ceará, particularmente da proteção da fauna silvestre. Esse diálogo é fundamental para a construção das políticas e principalmente para a execução das ações. Nós não podemos ter iniciativas que não somem esforços, que não se alinhem, porque esse alinhamento é fundamental para que os resultados sejam os melhores possíveis”, declarou.  

O promotor de Justiça e coordenador do Caomace, Ronald Fontenele Rocha, salientou a importância do evento. “Nós estamos aqui numa verdadeira reunião de trabalho para o fim de azeitarmos o fluxo do trato da gestão da fauna silvestre no estado, o que envolve diversas instituições. Não é novidade para ninguém que nós temos uma crise ecológica da maior magnitude e isso demanda uma responsabilidade compartilhada tanto do setor público através de suas três esferas de governo – federal, estadual e municipal, quanto do setor privado e em especial com a academia que perpassa os dois setores”, afirmou.  

Compuseram a mesa de abertura o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas; o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Ceará (Ibama), Luiz César Barbosa Lopes; o superintendente estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes; a procuradora da República no Ceará, Nilce Cunha Rodrigues; o superintendente Regional de Polícia Federal no Ceará, Rodrigo Carneiro Gomes; o secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), Artur José Vieira Bruno; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace), Ronald Fontenele Rocha; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Sérgio Pereira dos Santos; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, coronel Ronaldo Roque de Araújo; o tenente-coronel Erick Barros Menezes, representando o comandante do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente, tenente-coronel Isaac Rodrigues do Nascimento; o presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (AGACE), Elano Damasceno; o diretor institucional da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, representando o presidente da APRECE, Francisco de Castro Menezes Júnior; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, Francisco Atualpa Soares Júnior; e representando as instituições de ensino e pesquisa presentes no evento, o professor doutor da Universidade Estadual do Ceará e coordenador do Projeto Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora do Ceará que compõe o Programa Cientista-Chefe, Hugo Fernandes Ferreira. Também esteve presente no evento a secretária-geral adjunta da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados Brasil – Secção Ceará e diretora do Instituto Pró-Silvestre, Karine Rocha Montenegro. 

Palestras e debates 

Após a mesa de abertura, o analista ambiental do Ibama, Walber Feijó de Oliveira, apresentou o tema “Contextualização Geral e Motivação do Fórum”. Aspectos como gestão de fauna silvestre, fiscalização, apreensões, resgates, entregas voluntárias e processos criminal e administrativo foram colocados como pontos importantes no contexto local, mas que precisam ser discutidos considerando reabilitação, destinação dos animais, centros de triagem, necessidade de equipes técnicas e de saúde e soltura. “Precisamos buscar soluções efetivas com um objetivo comum, comprometimento e envolvimento de todas as instituições”, considerou.  

Em seguida, foram proferidas palestras sobre “Aspectos Legais relacionados à Fauna Silvestre e Implicações na Gestão” e “Gestão da Fauna Silvestre no Estado do Ceará: cenário atual e perspectivas”. A primeira palestra foi proferida pela analista ambiental e coordenadora geral de Gestão e Monitoramento do Uso da Fauna e Biodiversidade Aquática do Ibama, Raquel Monti Sabaini. Já o cenário local foi apresentado por Walber Feijó de Oliveira, analista ambiental do Ibama; Roberto Glaydson Ribeiro, fiscal ambiental e assessor técnico da Semace; e Karine Montenegro, diretora do Instituto Pró-Silvestre. A mesa sobre a fauna no Ceará foi presidida por Carolina Braga Dias, diretora de fiscalização da Semace. 

No turno da tarde, houve apresentação da metodologia e divisão de grupos nos seguintes temas: Fiscalização, Apreensões, Entregas Espontâneas e Resgates; Atendimento inicial, Tratamento, Reabilitação, CETAS e CRAS; e Destinação, Criadouros, Soltura e Monitoramento. A partir das discussões, os participantes discutiram, em cada grupo, a criação de um Protocolo de Intenções fundamentado em levantamento de problemas e indicadores para buscar soluções que culminem com a defesa da fauna silvestre cearense. 

Nesse momento das atividades, estiveram presentes representantes de 43 instituições, incluindo as prefeituras de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Pentecoste. A consolidação dessa discussão será apresentada nesta sexta-feira, com momento destinado a cada grupo. No encerramento, será feita a leitura e assinatura da Carta de Intenções, que tem como finalidade formalizar o compromisso de estabelecer pontes para institucionalizar parcerias e fomentar a criação de políticas institucionais voltadas para a defesa da fauna silvestre cearense.  

Transmissão da manhã: 1ª Fórum de Gestão da Fauna Silvestre no Estado do Ceará – 03/11/22 às 8h. 

ascom

Secretaria de Comunicação | Ministério Público do Estado do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

imprensa@mpce.mp.br