Posse do primeiro Comitê de Participação de Adolescentes de Fortaleza conta com participação do MP do Ceará 

Posse do primeiro Comitê de Participação de Adolescentes de Fortaleza conta com participação do MP do Ceará 

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 77ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, participou nesta quinta-feira (02/05) da posse do novo Colegiado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica) para o biênio 2024-2026. A solenidade foi marcada ainda pela posse do primeiro Comitê de Participação dos Adolescentes (CPA) da cidade de Fortaleza. O evento aconteceu no Cuca do Pici e contou com presença de autoridades, representantes de entidades, conselheiros de Direito e convidados. 

Representando o MP do Ceará, esteve presente o promotor de Justiça Luciano Tonet. Como ele explica, o Comdica é um órgão colegiado composto por 22 conselheiros titulares, sendo 11 indicados pelo governo municipal e 11 indicados pela sociedade civil, os quais foram eleitos em assembleia geral realizada no último dia 10 de abril em votação individual e secreta. 

O CPA é um espaço de discussão, criado com o objetivo de apoiar os adolescentes no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir em políticas públicas voltados aos jovens, crianças e adolescentes do município. De acordo com Luciano Tonet, “a criação do primeiro CPA é um avanço na efetivação da participação dos adolescentes na construção de políticas para o próprio público e coloca o adolescente como agente de transformação e orientação da política da qual também será beneficiado”. 

Marta Bruno

Secretaria de Comunicação | Ministério Público do Estado do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

imprensa@mpce.mp.br