Capacitações do Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Ceará
Capacitações do Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Ceará
Um dos eixos do Programa Vidas Preservadas são as capacitações realizadas com gestores municipais, técnicos municipais, públicos específicos e estratégicos e sociedade em geral. Todas as capacitações são promovidas pelo Ministério Público com o apoio indispensável dos órgãos e entidades parceiras.
Eis os 08 tipos de capacitações já criados pelo Programa Vidas Preservadas:
A capacitação “Guardiões da Vida – (ver turmas) Esse curso tem por finalidade transformar cada participante num “gatekeeper”, isto é, nem agente de prevenção do suicídio capaz de identificar os “sinais de alarme”, os “fatores de risco e de proteção”; que saiba como é a maneira correta de abordar quem possa estar com ideação suicida; e como deve encaminhar cada caso aos equipamentos ou serviços disponíveis na rede pública. Pretende-se realizar essa capacitação para membros e servidores do Ministério Público, para integrantes das equipes de atenção primária da saúde (inclusive para os ACS) e dos equipamentos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), para educadores e técnicos das Secretarias de Educação, para profissionais da mídia e da segurança pública (policiais civis e militares, guardas municipais, agentes penitenciários e equipes que integram o Sistema Socioeducativo), para conselheiros tutelares e de direitos e para o público em geral que se mostrar interessado. Nesta capacitação, o Ministério Público conta com a contribuição importantíssima de uma gama de parceiros, dentre os quais podem ser citados o PRAVIDA e a UECE.
A capacitação “Impulso de Vida” – (ver turmas) Voltado para psicólogos que atuam na área da educação escolar a ideia central desse curso é capacitar psicólogos para, num primeiro momento, aplicar um instrumental que identifique o risco de ideação suicida da criança ou adolescente e, num desdobramento fundamental, iniciar um protocolo clínico de atendimento aos que apresentarem alto risco. Nesta capacitação, o Ministério Público conta com a contribuição da Dra. Alessandra Xavier, psicóloga que, ao realizar seu doutorado na Espanha, desenvolveu e aplicou tanto o referido instrumental quanto o aludido protocolo de atendimento, obtendo resultados maravilhosos e inéditos.
Planejamento Estratégico dos Municípios – (ver turmas) Nessa capacitação o objetivo é garantir a criação pelos municípios participantes de um comitê (ou comissão) municipal de prevenção e posvenção do suicídio. Como desdobramento esperado, objetiva-se ver surgir em cada município um Plano Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio que seja efetivo exatamente por se adequar à realidade de cada território. No primeiro ano (2018) foram convidados a participar os 50 (cinquenta) municípios cearenses com maiores índices de suicídios nos 10 (dez) últimos anos. Para 2019 serão convidados mais 60 (sessenta) municípios cearenses. Nesta capacitação, o Ministério Público conta com a contribuição fundamental da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará – APDMCE – e com o importante apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE.
A capacitação “Vida em Pauta Como Tratar o Suicídio na Mídia” – (ver turmas) Curso voltado para jornalistas, radialistas, assessores de comunicação, youtubers e blogueiros que tem como finalidade estimular os meios de comunicação a tratarem o tema suicídio de forma frequente, mas utilizando as estratégias corretas para que não se verifique o chamado “Efeito Werther”. Na primeira turma desta capacitação o MPCE contou com a disponibilidade e a competência do jornalista André Trigueiro da Rede Globo de Comunicação.
Shopping: Vidas em Segurança – (ver turmas) Curso indicado para seguranças privados que trabalhem em Shoppings que já tiveram algum caso de suicídio consumado ou tentado. Nesta capacitação o MPCE conta com a essencial contribuição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, em especial do Major Edir Paixão.
A capacitação “Segurança Pública em favor da Vida” –(ver turmas) Curso que tem por finalidade capacitar policiais (civis e militares), bombeiros militares, guardas municipais e integrantes das Forças Armadas para saberem como agir diante de uma pessoa que está na iminência de praticar um ato suicida. Nesta capacitação o MPCE conta com a essencial contribuição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, em especial do Major Edir Paixão.
Família: Escola de Vida – (ver turmas) Esse curso foi criado para aqueles que tiveram, no círculo familiar e/ou afetivo, pessoas que tentaram ou consumaram o suicídio. O acompanhamento dessas pessoas que foram diretamente impactadas pelo ato suicida (ainda que não consumado) se mostra como providência absolutamente necessária, eis que a literatura especializada e os estudos estatísticos demonstram que o grupo por elas formado possui um risco aumentado para apresentar transtornos mentais e repetir a prática do autoextermínio. Nesta capacitação o MPCE conta com a contribuição fundamental do Laboratório de Relações Interpessoais da Universidade Federal do Ceará – LABRI/UFC.
Tanatologia: estudo da morte e vivências de Vida – (ver turmas) Esse curso foi criado para todas as pessoas que desejam estudar as fases do luto e o fenômeno do morrer para melhor compreender e experienciar a Vida. Nesta capacitação o MPCE conta com a contribuição fundamental da Liga Acadêmica de Cuidados Espirituais da Universidade Federal do Ceará – LACES/UFC.