O MP do Ceará recebeu, na última sexta-feira (12/12), o Selo de Boas Práticas das Ouvidorias-Gerais, concedido Ouvidoria Nacional do Ministério Público. A premiação reconheceu o projeto “Ouvidoria na Praça” pela atuação na promoção dos direitos fundamentais e no fortalecimento da escuta ativa e resolutiva pelo MP brasileiro. O selo foi entregue durante solenidade, em Brasília, a 15 Ministérios Públicos que apresentaram seus projetos no programa “Diálogos com a Ouvidoria”.
“O reconhecimento nacional ao projeto ‘Ouvidoria na Praça’ reafirma a importância de levarmos o MP para perto das pessoas, escutando suas demandas diretamente nos espaços públicos e oferecendo serviços que fortalecem a cidadania. Este selo simboliza não apenas a valorização da iniciativa, mas também mostra que é possível transformar a relação entre o Ministério Público e a população, tornando-a mais humana, acessível e efetiva”, comemora a ouvidora-geral do MP do Ceará, procuradora de Justiça Loraine Jacob.
Ouvidoria na Praça
A iniciativa da Ouvidoria-Geral do MP do Ceará disponibiliza, com apoio de parceiros, estrutura itinerante em praças públicas para oferecer atendimento e diversos serviços à população da capital e do interior, contribuindo para saúde, assistência social e cidadania da sociedade cearense.
Este ano foram realizadas 19 edições do projeto, totalizando 6.628 atendimentos nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Chaval, Camocim, Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Crato, Barbalha, Baturité, Reriutaba, São Benedito, Quixadá, Quixeramobim, Pentecoste e Bela Cruz.