O Ministério Público do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), realizou, nesta segunda-feira (02/02), workshop para membros e assessores da instituição e do Poder Judiciário que vão atuar nas eleições 2026. Com o tema “Diretrizes Gerais sobre a Atuação do Caopel e Preparação dos Membros para Detecção dos Ilícitos Eleitorais na Pré-Campanha”, a capacitação ocorreu na Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza.
Na abertura do curso, o procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, destacou a importância do trabalho das Promotorias Eleitorais para garantir que o pleito ocorra dentro do que determina a legislação. “O período eleitoral é sempre desafiador, mas tenho certeza de que, com a experiência desse grupo, o Ministério Público estará muito bem representado”, frisou o pgj, pontuando que a sociedade cearense confia no trabalho do Ministério Público Eleitoral.
A primeira exposição do dia foi do procurador Regional Eleitoral, Celso Costa Lima Verde Leal, que apresentou diretrizes gerais de atuação do órgão. Ele elencou algumas prioridades para este ano, como a identificação do uso de deepfake (ferramenta de inteligência artificial para criar imagens, áudios ou vídeos falsos), abusos de poder político e econômico e combate ao crime organizado. “Queremos não apenas atuar como fiscal da lei, mas trabalhar de forma colaborativa e coordenada com os promotores eleitorais para que essa atuação seja mais eficaz tanto na pré-campanha quanto no período eleitoral”, acrescentou.
Na sequência, o coordenador do Caopel, promotor de Justiça Igor Pinheiro, destacou novas diretrizes e práticas ilegais na pré-campanha. Ele acrescentou que o Centro de Apoio disponibilizará um manual com foco em ilícitos cíveis e criminais para que os promotores eleitorais possam consultar ao longo do ano. “O documento traz minutas de recomendações, incluindo uma já para o período de carnaval, para evitar que candidatos apoiados por prefeitos utilizem as festividades para se promoverem”, ressaltou o membro do MP do Ceará.
O workshop também foi promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). “Estamos empenhados em oferecer treinamentos e suporte aos membros e servidores que vão atuar nessas eleições”, ressaltou o diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Eneas Romero. Já o coordenador do Ceaf, promotor de Justiça Luiz Cogan, acrescentou, ainda, que as capacitações são oportunidade para reforçar a importância do trabalho conjunto dos promotores eleitorais. “Os colegas terão à disposição um material de qualidade e todo o apoio da nossa parte”, disse.
Ainda compôs a mesa de abertura do evento o secretário-geral do MP, promotor de Justiça Iuri Leitão. A programação ainda contou com as palestras “Propagada Eleitoral na Internet”, ministrada pela coordenadora auxiliar do Caopel, promotora de Justiça Mônia Dantas, e “Propaganda Eleitoral Antecipada: Visão Geral e Poder de Polícia. Modelos de Peças”, com exposição do coordenador auxiliar do Caopel, promotor de Justiça João Batista Fontenele Neto.