Caopij: MPCE troca experiências com rede de acolhimento da infância e da juventude


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij), se reuniu na última sexta-feira (05/11) com as Equipes Técnicas e a Coordenação dos Serviços de Acolhimento Regionalizado implementadas no Estado do Ceará. O intuito da reunião on-line foi relatar e trocar experiências vivenciadas na prestação do Serviço de Acolhimento Institucional Regionalizado, na área da infância e da juventude.

O evento foi conduzido pelo coordenador do Caopij, promotor de Justiça Flávio Côrte, com a participação do coordenador auxiliar do Caopij, promotor de Justiça Dairton Costa de Oliveira; das assistentes sociais que compõem a Equipe Técnica do Caopij, Valdenia Correia e Adriana Pinheiro; e dos promotores de Justiça Vandisa Maria Frota Prado Azevedo e Luís Bezerra Lima Neto.

A reunião aconteceu com representantes dos municípios de Ararendá, Beberibe, Caririaçu, Chorozinho, Farias Brito, Fortim, Guaiúba, Hidrolândia, Icapuí, Ipaporanga, Ipueiras, Itaiçaba, Itaitinga, Jaguaruana, Jardim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Milagres, Pentecoste, Pindoretama, Quixeré, Santa Quitéria, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Tamboril e Várzea Alegre.

O encontro integra a ação estratégica do projeto “Minha Cidade, Meu Abrigo”, que objetiva fomentar a implementação de políticas protetivas de atendimento à criança e ao adolescente que preservem o direito à convivência familiar e comunitária. A finalidade é evitar ou abreviar a institucionalização, sobretudo fora dos limites territoriais dos municípios de origem das crianças e adolescentes, priorizando a modalidade de acolhimento familiar e induzindo projetos de estímulo à guarda por família extensa com o devido apoio do poder público.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br