O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), lançará, nesta sexta-feira (15/07), a partir das 9h, a 2ª etapa do Projeto “Minha Cidade Meu Abrigo”. O evento, que é aberto ao público e conta com apoio da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), será realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, sendo também transmitido pelo canal do MPCE no Youtube.
O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, e os promotores de Justiça Lucas Azevedo e Flávio Corte, respectivamente coordenador e coordenador auxiliar do Caopij, farão a abertura do evento. O momento também contará com falas da secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS) do Ceará, Onélia Santana; da presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/CE), Célia Melo Lima; e da presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – Seção Ceará (COEGEMAS/CE), Ieda Castro.
Na sequência, o promotor de Justiça Dairton Costa, que também é coordenador auxiliar do Caopij, fará uma apresentação sobre a 2ª etapa do Projeto “Minha Cidade, Meu Abrigo”. Logo depois, a coordenadora de Proteção Social Especial da SPS, Mônica Gondim, apresentará o projeto de regionalização do atendimento protetivo a crianças e adolescentes.
Acesse aqui a programação completa do evento.
O projeto
O projeto “Minha Cidade, Meu Abrigo”, em sua 1ª etapa, teve como objetivo estimular a implementação de forma efetiva da municipalização do atendimento protetivo a crianças e adolescentes nos municípios cearenses. A iniciativa, desenvolvida no biênio 2020/2021, buscou sensibilizar os gestores e o sistema de garantia de direitos municipal para a criação de uma política pública protetiva própria a ser executada dentro dos limites territoriais do município ou o mais próximo possível deste. O artigo 88, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 2020 – estabelece, como uma das diretrizes da política de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco de vulnerabilidade social, a municipalização desse atendimento.
Na 2ª etapa, o objetivo do projeto é garantir a municipalização do atendimento protetivo nos 119 municípios cearenses que ainda não contam com a mesma, bem como otimizar em todo o Estado a política pública protetiva. O “Minha Cidade, Meu Abrigo” ainda objetiva estimular ao máximo possível a implementação de Programas de Acolhimento Familiar e/ou Guarda Subsidiada e de políticas de redução dos índices de acolhimento. Por fim, a iniciativa também busca que sejam aumentadas as oportunidades de crianças e adolescentes de acessarem o Direito à Convivência Familiar e Comunitária através de ações de fomento a realização de audiências concentradas e criação de programas de apadrinhamento.
SERVIÇO:
Lançamento da 2ª etapa do Projeto ‘Minha Cidade, Meu Abrigo’
Data: 15 de julho de 2022 (sexta-feira)
Horário: a partir das 9h
Evento Híbrido: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Av. General Alfonso Albuquerque Lima, nº 130 – Cambeba, Fortaleza) e Youtube do MPCE
Aberto ao público