O procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, presidiu na manhã desta terça-feira, dia 1º de dezembro, a 4ª Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça de posse e exercício ao cargo de 16 novos promotores de Justiça, aprovados no último concurso para ingresso à carreira do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A solenidade ocorreu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, com a presença de procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPCE, desembargadores, juízes, além de familiares dos empossados.
Ricardo Machado destacou o preparo intelectual dos novos promotores e lembrou a todos da importante missão do Ministério Público, de fiscalizador da lei e defensor dos direitos da sociedade. “Os senhores devem reverter essa oportunidade que estão tendo a favor do povo, da sociedade cearense, e serão plenamente recompensados”, afirmou. Também compuseram a mesa da solenidade de posse a vice-procuradora-geral de Justiça, Eliani Alves Nobre, o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Lucas Felipe Azevedo, o corregedor-geral do MPCE, Marcos Tibério Castelo Aires, o secretário-geral da PGJ, Antônio Iran Coelho Sírio, a promotora Ana Cláudia de Moraes, representando a ouvidora do MPCE, e a secretária dos Órgãos Colegiados, Sandra Viana Pinheiro; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, Vera Lúcia Correia Lima, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Marco Antônio Pinheiro Machado Cogan.
O presidente da ACMP destacou que “o sangue novo que entra hoje na instituição, juntamente com a experiencia de todos colegas que já compoem o Ministério Público do Ceará, enriquecerá a mistura de talentos que forma nossa instituição. O MP está se notabilizando nos últimos anos pelo combate à corrução e pela defesa incondicional aos interesses difusos e coletivos. É isso que esperamos dos nobres colegas e tenho certeza que defenderão essa bandeira com muita garra, coragem e competencia”, afirmou Lucas Felipe Azevedo.
“Estamos chegando ao Ministério Público do Estado do Ceará para aprender e somar aos respeitáveis e incansáveis membros, na busca por uma sociedade melhor”, afirmou em seu discurso de posse o promotor de Justiça Luiz Alexandre Cyrilo Pinheiro Machado Cogan, representando os 16 novos promotores.
Após a assinatura de posse, os novos promotores prestaram homenagem, condecorando com uma placa os procuradores de Justiça Francisco Osiete Cavalcante, José Wilson Sales, Luzanira Formiga, Marcos Tibério Castelo Aires, Antônia Elsuérdia Silva de Andrade, Francisco Marques Lima e Suzanne Pompeu Sampaio; os promotores de Justiça Lucas Felipe Azevedo, Marcus Renan Palácio de Morais, Sandra Viana Pinheiro; e as servidoras Eleni Alves, Gladys Brasil, Jaqueline Ciríaco e Tatiana Brito.
Os novos promotores de Justiça:
ADNA LEONOR DEÓ VASCONCELOS
Promotora de Justiça da Comarca de Hidrolândia
ALAN MOITINHO FERRAZ
Promotor de Justiça da Comarca de Iracema
FELIPE CARVALHO DE AGUIAR
Promotor de Justiça da Comarca de Tabuleiro do Norte
FERNANDA CAROLINA NÓBREGA DE ARAUJO
Promotora de Justiça da Comarca de Porteiras
FRANCISCO FLÁVIO DE LEMOS PEREIRA
Promotor de Justiça da Comarca de Jaguaribe
GÉRSON ALBERTO DE FRANÇA
Promotor de Justiça da Comarca de Varjota
JAIRO PEREIRA PEQUENO NETO
Promotor de Justiça da Comarca de Novo Oriente
JOSÉ BORGES DE MORAIS JÚNIOR
Promotor de Justiça da Comarca de Jucás
LUCAS RODRIGUES ALMEIDA
Promotor de Justiça da Comarca de Ararendá
LUIZ ALEXANDRE CYRILO PINHEIRO MACHADO COGAN
Promotor de Justiça da Comarca de Monsenhor Tabosa
MARCOS BARBOSA DE CARVALHO
Promotor de Justiça da Comarca de Orós
MÁRIO AUGUSTO SOEIRO MACHADO FILHO
Promotor de Justiça da Comarca de Tamboril
NAIANA PEREZ BARROSO
Promotora de Justiça da Comarca de Cruz
OIGRÉSIO MORES
Promotor de Justiça da Comarca de Morrinhos
RAFAEL COUTO VIEIRA
Promotor de Justiça da Comarca de Assaré
ROSIMEIRE RIBEIRO XIMENES
Promotora de Justiça da Comarca de Catarina