Justiça determina que Estado encaminhe projeto de lei para criação de cargos na policlínica de Barbalha


EstetoscópioA juíza titular da 1ª Vara da Comarca de Barbalha, Alexsandra Lacerda Batista Brito, deferiu pedido liminar do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e determinou que o Estado do Ceará e o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Juazeiro do Norte (CPSMJN) encaminhem à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará projeto de lei ratificando a criação dos empregos públicos nos moldes do artigo 47 do Estatuto da CPSMJN e que se abstenham de realizar novas contratações temporárias até a realização de concurso público para cargo efetivo para a Policlínica João Pereira dos Santos, localizada em Barbalha. Na decisão, a magistrada estabeleceu ainda que sejam exonerados todos os funcionários contratados irregularmente sem que tenham sido submetidos a processo seletivo simplificado ou que estejam com os contratos vencidos.

As determinações atendem a pedido liminar dos titulares da 2ª e da 3ª Promotorias de Justiça da Comarca de Barbalha, promotores de Justiça André Luiz Simões Jácome e Francisco das Chagas da Silva, respectivamente, que propuseram, no dia 28 de julho, ação de obrigação de fazer com pedido de liminar contra o Estado do Ceará e o CPSMJN.

Na ação, os membros do MPCE informam que foi instaurado Inquérito Civil Público (ICP) na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barbalha devido à contratação de servidores públicos sem concurso realizado pelo CPSMJN. O procedimento foi iniciado devido a declarações de José Wilker Nascimento da Silva que informou que o CPSMJN nunca realizou concurso público, mas lançou processo seletivo simplificado para contratação temporária e que foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Consórcio e o Ministério Público do Trabalho. A celebração deste TAC não foi confirmada pela Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região.

Foi ouvido também o Procurador do Consórcio, Bernardo de Oliveira Neto, que confirmou que o CPSMJN nunca realizou concurso público, mas que tramita na Procuradoria do Estado do Ceará projeto de lei que cria cargos efetivos para todos os Consórcios do Estado do Ceará, sendo a responsável pelo certame a Secretaria da Saúde (Sesa). Esta, por sua vez, relatou que “o regime de pessoal é de responsabilidade do próprio Consórcio Público, nos termos da Lei nº 11.107/05, motivo pela qual será realizado Processo Seletivo Simplificado para contratação por prazo determinado de Empregos Públicos nos CEOs e nas Policlínicas que necessitam de atendimento às necessidades temporárias e de excepcional interesse público”.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br