Por meio de um convênio entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os promotores de Justiça têm acesso ao Sistema de Informações Policiais (SIP3W), uma plataforma blindada que oferece, dentre outras informações, a localização de pessoas e individualização de seus endereços.
Para apresentar o sistema aos membros do MPCE e tirar dúvidas sobre o acesso e utilização, o Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCRIM) promoveu um treinamento na manhã desta sexta (21/10), no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), facilitado pelo articulador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Francisco Willans Quezado.
Segundo a coordenadora do CAOCRIM, a promotora de Justiça Flávia Unneberg, esta já é a segunda capacitação sobre este tema. “O acesso ao SIP3W vai permitir que o controle externo da atividade policial e a atividade dos promotores criminais nos inquéritos seja cada vez melhor, mais célere, porque os promotores de Justiça poderão encontrar informações policiais sobre réus e investigados. Então, este sistema é um instrumento muito importante para o controle externo, para as visitas dos promotores às delegacias de polícia, como também para as investigações nos inquéritos policiais em que os promotores atuam”, explica.