Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the gallery-images-ape domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress/wp-includes/functions.php on line 6121
Fórum elogia novela televisiva por tratar de combate aos agrotóxicos - MPCEMPCE

Fórum elogia novela televisiva por tratar de combate aos agrotóxicos


Foto Fórum Nacional 2O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos aprovou moção de reconhecimento e felicitações à Rede Globo de Televisão pela novela “Velho Chico” abordar o combate ao uso de substâncias. Leia o documento na íntegra. O elogio está em carta feita pela entidade, divulgada no dia 30 de setembro.

À Rede Globo de Televisão

Ref.: CARTA À REDE GLOBO – Combate aos Agrotóxicos – Novela “Velho Chico”

Prezados Senhores e Senhora,

Benedito Ruy Barbosa, Bruno Luperi e Edmara Barbosa,

O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, espaço permanente e aberto para o debate de questões relacionadas aos impactos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, do consumidor e no ambiente, funcionando como instrumento de controle social em âmbito nacional, lastreada nos princípios da precaução, da prevenção e nos valores da agroecologia e justiça social, em reunião plenária de sua coordenação nacional realizada no dia 20 de setembro de 2016, na cidade de Salvador, BA, aprovou moção de reconhecimento e felicitações à Rede Globo de Televisão pela inserção do tema da agroecologia e do combate ao uso dos agrotóxicos na novela “Velho Chico”.

O Fórum entende que a defesa da agroecologia e da agricultura orgânica como uma das questões centrais do enredo da novela, em horário nobre, foi de grande importância para conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente, e a necessidade de se buscar alternativas favoráveis à sustentabilidade.

O colegiado também entende que o uso de agrotóxicos e outros insumos agroquímicos, somados à maneira como a produção agrícola em grande extensão vem sendo praticada no Brasil, são fatores que acabam exaurindo e cansando a terra, tornando-a cada dia menos produtiva. Por isso, o enfrentamento da problemática na novela contribuiu para uma maior conscientização da sociedade, principalmente porque indicou caminhos para uma agricultura efetivamente sustentável, responsável, orgânica e com baixíssimo impacto ao meio ambiente, à saúde do trabalhador e dos consumidores.

Por tais motivos e razões, o Fórum Nacional parabeniza a Rede Globo, a direção e o elenco da novela “Velho Chico”, na expectativa de que a temática retorne à ‘telinha’ da Globo, para benefício de toda a sociedade brasileira.

Atenciosamente,

Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva

Coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

Fátima Aparecida de Souza Borghi

Vice-Coordenadora do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

 

 

Com informações do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br