MPCE promove audiência pública em Tauá para sensibilizar sobre importância do cadastro de adoção


Audiência pública do CAOPIJ em TauáO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ) e da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Tauá, promoveu, na última terça-feira (28/03), no Fórum da Comarca de Tauá Dr. Fábio Augusto Moreira de Aguiar, audiência pública para debater o tema “Adoção”. O evento faz parte do projeto do CAOPIJ que pretende conscientizar a população sobre a relevância da utilização do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) em todas as Comarcas cearenses.

Com palestra do coordenador do CAOPIJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, e da técnica ministerial da Secretaria-Executiva das Promotorias da Infância e Juventude do MPCE, Anna Gabriella Pinto, o encontro contou com a presença de advogados; de servidores do Poder Judiciário e da Secretaria de Ação Social do Município; de integrantes de equipes de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), de Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS), de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de entidade de acolhimento; do diretor do Hospital Municipal; de conselheiros tutelares e de direitos etc.

Na ocasião, foi distribuído material informativo sobre o assunto e diversas questões relacionadas ao tema foram abordadas como: cadastro municipal de adotantes, procedimento para entrega de criança recém-nascida pelos pais que não quiserem se responsabilizar pela sua criação etc.

Esta foi a segunda audiência pública realizada pelo CAOPIJ no interior do estado para sensibilizar sobre a importância do CNA. A primeira foi realizada na última sexta-feira (24/03), em Iguatu, e o próximo será promovido em Morada Nova no dia 20 de abril. A previsão é realizar seis encontros regionais sobre o assunto este ano.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br