O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) – através da Promotoria de Defesa do Idoso de Caucaia e com a participação do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) e Núcleo de Apoio Técnico (NATEC) – realizou, entre os dias 17 a 20 de novembro, inspeções em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no município de Caucaia.
As inspeções aconteceram nas casas de repouso para idosos Nossa Senhora Aparecida, Recanto da Felicidade, Nossa Senhora de Fátima e Três Irmãs e foram acompanhadas pelo Conselho Municipal do Idoso de Caucaia, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.
Segundo a promotora de Justiça Camila Leitão, as inspeções tiveram o objetivo de avaliar as condições de funcionamento e de regularidade de cada ILPI, analisando desde a infraestrutura da instituição, alvarás de funcionamento, Corpo de Bombeiros e Sanitário, a alimentação, realização de atividades de lazer e disponibilização de profissionais responsáveis pelo bem-estar dos acolhidos.
“Foram verificadas também as condições em que se encontravam os idosos, e realizamos, na ocasião, diversas orientações e recomendações de adequação das instituições às normas da ANVISA e do Estatuto do Idoso”, disse a representante do MPCE. Em cada vistoria, o responsável pela ILPI recebeu um manual de orientação e advertências para a fiel adequação das normas pertinentes à matéria.