MPCE e CGD firmam termo de cooperação técnica para implementação de operações conjuntas


20.12.17.Assinatura.CGDO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) formalizaram, na tarde desta quarta-feira (20/12), termo de cooperação técnica com o objetivo de fornecimento de auxílio material e pessoal em investigações e operações relacionadas a desvios de conduta dos integrantes da segurança pública e sistema penitenciário do Estado do Ceará.

Pelo MPCE, além do procurador-geral de Justiça Plácido Rios, estavam presentes os promotores de Justiça Humberto Ibiapina e Nelson Gesteira, do Núcleo de Investigação Criminal (NUNC), Régio Vasconcelos, do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (NUSIT), e João de Deus Duarte, assessor de Desenvolvimento Institucional (ASDIN). Pela CGD, estavam presentes representantes do corpo técnico do órgão.

De acordo com o Controlador Geral de Disciplina, Rodrigo Bona, o termo de cooperação técnica assinado pela CGD e pelo MPCE vem formalizar a parceria que já existe entre as duas instituições. “Nenhum órgão sozinho consegue trabalhar, porque o crime está organizado. Nesse ano que vem vamos fazer mais parcerias e mais operações conjuntas. Essa parceria vai ser muito importante também para a capacitação. Vamos nos capacitar juntos na área de investigação”, disse Rodrigo Bona.

Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça Plácido Rios destacou que o MPCE é sempre muito bem respaldado pela CGD. “A sociedade depende do nosso trabalho. Na questão de combate à criminalidade, existe um lado do investimento relacionado a políticas públicas, educação, iluminação, mas há outro lado que não podemos esquecer nem deixar fragilizado, que é a necessidade do Estado está forte para reprimir a criminalidade”, pontuou Plácido Rios.

O procurador-geral de Justiça destacou que, atualmente, o MPCE conta com quatro órgãos de investigação e inteligência que estão à disposição da CGD. Além do NUINC, possui também o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP). “Temos muita honra de estar aqui firmando essa parceria pelo bem do Ceará. É assim que a gente cresce, com parceria, troca de informações e muita humildade”, ressaltou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br