ESMP realiza Pingo de Prosa sobre cão terapia


12.07.19. ESMP.Cão.Terapia.sPromover um debate sobre os benefícios da cão terapia no tratamento de doenças e mostrar os benefícios da terapia assistida por animais (TAA) e da atividade assistida por animais (AAA). Esses foram os objetivos de mais uma edição do “Pingo de Prosa”, ocorrido na manhã desta sexta-feira (12/07), no auditório da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP). O evento foi voltado para membros, servidores, colaboradores e estagiários do MPCE, bem como o público em geral.

Palestrante do evento, a psicóloga e fundadora do Instituto Cão Vida Lui, Giselle Sucupira, destacou a importância da divulgação da cão terapia como alternativa a tratamentos mais convencionais. “Ter a oportunidade de divulgar um trabalho tão importante como esse, que tem trazido muitos resultados positivos, é importante, já que estamos mostrando a sociedade outra possibilidade que temos de utilizar os cães em processos terapêuticos e de atividade assistida”, frisa.

Convidado para o debate, o psicólogo Gabriel Correia, especialista na preparação e socialização de cães para TAA e AAA, lembrou que os benefícios da cão terapia são inúmeros. “Já identificamos que, nos pacientes que passam por esse tipo de tratamento, ocorre uma diminuição do estresse, da ansiedade, da depressão, além de melhora da concentração e maior adesão a tratamentos”, ressalta.

A psicóloga Massimiliana Beserra soube do evento por uma amiga e não pensou duas vezes antes de se inscrever. “Achei fantástica a iniciativa do Ministério Público de promover um debate sobre cão terapia pelo peso que a própria instituição tem”, reforça, acrescentando que sempre sugere a seus pacientes o tratamento com o uso de cães.

A estagiária de Biblioteconomia da ESMP, Disnaelle Gonçalves, também compareceu ao evento, destacando a importância da iniciativa. “Acredito que os bichos podem tornar as pessoas melhores, bem como ajudar no tratamento de doenças como depressão, ansiedade e sociabilização”, finaliza.

Durante a explanação, os palestrantes estiveram acompanhados de dois cães – Otávio e Lola – com experiência em TAA.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br