O procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, foi um dos homenageados, na última quinta-feira (26/09), durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia em comemoração aos 410 anos do MP brasileiro.
O PGJ/CE e outras 119 autoridades foram condecorados com a “Medalha Comemorativa aos 410 anos”, que tem como objetivo reconhecer autoridades, pessoas, órgãos ou entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, pela prestação de relevantes serviços à sociedade e à instituição.
O momento reuniu procuradores-gerais de Justiça de 22 estados e aconteceu na Bahia, por ter sido o estado em que foi criado o primeiro MP, em 1609.
A atual procuradora-geral de Justiça do MPBA, Ediene Lousado, ressaltou que, desde 1500, a Bahia vem, pioneiramente, abrindo as portas dos diferentes setores da vida social brasileira e, ao mesmo tempo, mostrando-se como um fecundo celeiro de ideias nas diferentes áreas da manifestação cultural. “Esse perfil pioneiro e fértil também se verifica no âmbito da ciência jurídica”, destacou ela, afirmando que as raízes do Ministério Público brasileiro estão cravadas, seguramente, em solo baiano.
O presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Paulo dos Passos, falou, na ocasião, sobre a importância do MP para a redução das desigualdades sociais e fortalecimento da cidadania.
Reunião do CNPG
Na manhã desta sexta-feira (27), Plácido Rios participou de uma Reunião Ordinária do CNPG, no Fera Palace Hotel, em Salvador.
Com informações do MPBA.