Novos servidores participam de Seminário de Ambientação


Encerrou-se nesta sexta-feira (23/07) o Seminário de Ambientação destinado aos novos servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O evento, de iniciativa do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal da Secretaria de Recursos Humanos, foi realizado no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) seguindo todos os protocolos sanitários. 

A gerente do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, Juliana Beviláqua, ressaltou que o setor buscou incrementar o Seminário de Ambientação com conteúdos diversificados. “Além dos temas específicos, voltados para o desenvolvimento das carreiras de técnicos e analistas ministeriais, inserimos momentos com contexto comportamental, humano, falando sobre as competências de criatividade, comunicação e inovação no serviço público”, destacou a gestora. Juliana Beviláqua também reforçou que o objetivo do seminário foi atingido de maneira satisfatória. “O resultado foi um evento rico de informações, que conseguiu engajar e proporcionar sensação de pertencimento aos participantes. No momento de avaliação final, a palavra ‘acolhimento’ foi unânime entre os sentimentos mais despertados pela experiência de ambientação”, complementou. 

O seminário 

As atividades do seminário se iniciaram no mesmo dia da posse dos novos servidores, ocorrida na manhã de segunda-feira (19/07). A abertura foi feita pelo secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça. Logo depois, a analista ministerial de Direito Ana Cristina Viana fez uma apresentação sobre a organização do MPCE aos presentes. 

Na terça-feira (20/07), as atividades ocorreram através da Plataforma Microsoft Teams. Na ocasião, os novos servidores aprenderam a respeito das funcionalidades do Sistema de Automação de Justiça do Ministério Público (SAJMP) e, na sequência, assistiram a uma palestra sobre Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), que teve como facilitadora a técnica ministerial lotada na 6ª Promotoria de Justiça de Maracanaú, Fabiana Lucena; 

Na quarta-feira (21/07), a coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG), Silvana Dourado, discutiu com os participantes do seminário sobre o perfil do servidor público frente às novas demandas da sociedade. No mesmo dia, o promotor de Justiça titular da 4ª Promotoria de Justiça de Quixadá, Cláudio Chaves, ministrou palestra sobre Procedimentos Extrajudiciais e, após um intervalo, ocorreu um bate-papo com os servidores da Secretaria de Recursos Humanos do MPCE, Robson Gonçalves e Ana América Cavalcante. 

Na quinta-feira (22/07), a secretária de Recursos Humanos, Ana Sudário, apresentou o Projeto de Tutoria e o promotor de Justiça Cláudio Chaves discorreu sobre a dinâmica de uma Promotoria de Justiça. Após um rápido intervalo, os técnicos e analistas ministeriais foram divididos em dois grupos. Enquanto estes participaram de uma oficina de levantamento de competências, também conduzida pela secretária de RH Ana Sudário, os técnicos participaram de uma oficina sobre Diligências, que teve como facilitadora a técnica ministerial lotada na 3ª Promotoria de Justiça de Sobral, Maísa Carvalho. Para finalizar as atividades do dia, analistas e técnicos ministeriais participaram de um tour pela nova sede administrativa do MPCE, no bairro Cambeba. 

Nesta sexta-feira (23/07), as atividades iniciaram com uma oficina de planejamento com tutores, no qual mais uma vez analistas e técnicos ministeriais foram divididos em grupos de trabalho. Após esta atividade, a servidora Marcela Márjore fez uma apresentação musical para os novos servidores e, logo em seguida, a analista ministerial de Direito Caroline Pontes ministrou palestra sobre o Projeto Gestão por Competências. Após um breve intervalo, a técnica ministerial da 1ª Promotoria de Justiça de Pacatuba, Ruth Leonor Sérgio, palestrou sobre a prática dos processos extrajudiciais. O seminário se encerrou com uma apresentação da coordenadora do Laboratório Iris, Jessika Moreira, sobre criatividade e iniciativa nos desafios diários. 

Vale lembrar que os analistas ministeriais atuarão na Capital e os técnicos ministeriais que tomaram nesta semana serão lotados nas comarcas do interior, após finalização do processo de remoção dos técnicos ministeriais já estáveis. Os novos servidores já deverão iniciar em seus postos de trabalho (técnicos em teletrabalho e analistas de forma presencial) a partir de segunda-feira (26/07). 

Confira abaixo galeria de fotos do Seminário de Ambientação: 

23.07.2021 - Galeria Seminário de Ambientação

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br