O próximo livro do Clube de Leitura MPCE ganhou notoriedade de público e crítica desde que foi lançado, em 2018. Torto Arado (Editora Todavia), do baiano Itamar Vieira Junior, venceu os principais prêmios literários brasileiros e vendeu mais de 165 mil cópias. A obra será o segundo livro debatido pelos integrantes do Clube de Leitura, agora aberto também à participação externa, além de membros, servidores e colaboradores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O encontro para discorrer sobre Torto Arado será hoje (25/08), às 19 horas.
A abertura ao público em geral é uma forma de inserir amigos e familiares de integrantes do MPCE à atividade lúdica e cultural promovida pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). A conversa de agosto será mediada pelo servidor Rafael Caneca e será transmitida pela plataforma Microsoft Teams. O Clube tem como objetivo fomentar a cultura e perpassar o interesse pela leitura, com foco em obras da literatura brasileira e regional. O projeto tem encontros inicialmente remotos, realizados na última quarta-feira do mês. As inscrições são feitas via plataforma do CEAF/ESMP.
O sucesso de Torto Arado não se justifica somente pela envolvente narrativa. O romance com ares regionalistas movimenta questões como a subversão da pobreza, o trabalho análogo à escravidão, a sujeição da mulher e a busca por direitos fundamentais. No livro, as irmãs Bibiana e Belonísia acham uma misteriosa faca de sua avó Donana. O objeto, que estava escondido em uma mala embaixo da cama, desperta a curiosidade das meninas e fere uma das duas. Nasce, então, uma profunda narrativa de cumplicidade e comunhão entre as irmãs que vivem no interior da Bahia. A tradição do sertão é retratada através de crenças, lendas, religião, trabalho, seca, dores, violência e ancestralidade.
Para o servidor Rafael Caneca, Torto Arado é um romance raro e arrebatador por ser ao mesmo tempo absolutamente local, mas também essecialmente universal. “Quem diz isso não sou eu, e sim a portuguesa Joana Matos Frias, jurada do Prêmio Oceanos 2020, que consagrou Itamar Vieira Junior ao atribuir a Torto Arado o prêmio de melhor livro do ano”, analisa, acrescentando que a escritora compara Itamar Junior a escritores como James Joyce, Gabriel García Márquez e Raduan Nassar. “Ela completa sua fala com aquilo que acho o maior dos atributos de Torto Arado: é ‘um livro para ser lido por todos os leitores’, trazendo um retrato de um Brasil atual, com suas eternas desigualdades e lutas sociais”, completa.
O reconhecimento do livro é tamanho, que os direitos sobre a obra já foram vendidos para Itália, México, Peru, Eslováquia, Bulgária, Croácia, França, Alemanha e Estados Unidos. No Brasil, a produtora Paranoid deve transformar a história das duas irmãs em filme ou série, com direção de Heitor Dhalia.
Serviço:
Clube de Leitura MPCE
Obra: “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior
Data: 25 de agosto de 2021
Horário: 19 horas
Acesso via plataforma Teams
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br