Membros do MPCE são homenageados em evento alusivo ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio na Assembleia Legislativa


O coordenador do Programa Vidas Preservadas, promotor de Justiça Hugo Porto, e a coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) do MPCE, procuradora de Justiça Isabel Porto, foram homenageados, na manhã desta sexta-feira (10/09), em um evento alusivo ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio na Assembleia Legislativa do Estado. A ocasião contou com a presença do presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão.   

Além do coordenador do Vidas Preservadas e da coordenadora auxiliar do Caosaúde, foram homenageados pela AL com a entrega de certificados o médico psiquiatra Valton de Miranda Leitão; a orientadora da célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS), psicóloga Maria da Conceição Guerra Martins; a representante do Centro de Valorização da Vida, voluntária Rejane Felipe, e a professora fundadora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), psicóloga Alessandra Xavier. 

Também foram agraciados com certificados o professor titular do curso de Psiquiatria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Programa de Apoio à Vida (Pravida), médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos e Souza; o presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, médico psiquiatra Padre Rino Bonvini; a médica psiquiatra Lisiane Cysne de Medeiros; o tenente-coronel José Edir Paixão de Sousa; a secretária de saúde do município de Fortaleza, Ana Estela Leite; e o secretário de saúde do Estado do Ceará, Marcos Antônio Gadelha Maia. 

Em nome das personalidades homenageadas no evento, a procuradora de Justiça do MPCE e coordenadora auxiliar do Caosaúde, Isabel Porto, considerou uma honra representar os profissionais de saúde mental na solenidade. “É um prazer muito grande falar em nome desses profissionais, avaliando que a questão da saúde mental, infelizmente, ainda é muito relegada”, ressaltou, complementando que trabalha para que “a nossa população tenha a saúde mental que merece, pois trata-se de um direito constitucional e fundamental de vida”. 

O deputado Evandro Leitão ressaltou o trabalho dos profissionais que atuam na conscientização, diagnóstico, controle e cura de tudo relacionado com a mente, falar do tema é muito importante na perspectiva da saúde mental. “O reconhecimento desses profissionais é fruto do valoroso trabalho desempenhado por eles, que atuam para cuidar da saúde mental dos cearenses, salvando vidas”, assinalou o presidente da AL. 

Apesar de um cenário preocupante no que diz respeito à saúde mental da população mundial, agravado pela pandemia de Covid-19, segundo o parlamentar, existe uma estimativa científica de que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados com a adoção de diversas ações de prevenção. “Nós temos pautado esse assunto aqui no Parlamento cearense desde 2019, quando instalamos a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio. Além disso, temos realizado sessões para discutir o tema e aprovamos leis para reforçar a importância da causa”, apontou Evandro Leitão. 

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, deputada Érika Amorim, parabenizou o presidente da Casa pela preocupação com o tema, destacando a inauguração do Núcleo de Saúde Mental da Assembleia como uma das grandes contribuições do Poder Legislativo para a causa. “Esta Casa ganhou bastante com a inauguração do núcleo, que deu uma dinâmica diferente para esse poder, não só por seu trabalho junto aos servidores, como também junto à comunidade, com um olhar acolhedor e preocupado”, enfatizou. 

*Com informações da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br