MPCE divulga balanço semanal das Promotorias do Júri de Fortaleza


A Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça do Júri de Fortaleza faz balanço dos julgamentos ocorridos nos dias 18, 19 de maio, em que duas pessoas foram sentenciadas à prisão por crimes ocorridos nos bairros Jacarecanga e Henrique Jorge.

Faccionado

No último dia 18 de maio, o Conselho de Sentença da 4ª Vara do Tribunal do Júri apenou o réu Edson Braga Fernandes a 24 anos e 11 meses de reclusão, pelos crimes de homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, organização criminosa e uso de arma de fogo.

Edson Braga Fernandes efetuou disparos de arma de fogo contra as vítimas F.R.C.S e C.B.L., ocasionando morte da primeira e lesões na segunda. Os fatos ocorreram no dia 21 de maio de 2017, no bairro Jacarecanga, em decorrência da disputa de facções criminosas. Segundo as investigações, o caso abrangeu ainda um furto de tênis praticado por um familiar da vítima F.R.C.S.

Feminicídio

Outro julgamento ocorreu no dia 19 de maio, quando o Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri sentenciou o réu Isac Ângelo dos Santos Filho a 16 anos e 11 meses de prisão, pela prática do crime de feminicídio, isto é, homicídio qualificado (por motivo fútil e recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima), contra E.V.S.

O caso ocorreu no dia 30 de março de 2019, no bairro Henrique Jorge, por volta de 10h da manhã no interior de uma instituição de ensino, onde trabalhava a vítima. O réu, munido de arma de fogo, efetuou diversos disparos contra a ex-companheira, que foi atingida por cerca de seis deles. Diversos funcionários e alunos do estabelecimento presenciaram o fato.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br