O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), oficiou, nesta segunda-feira (11/07), a Federação Cearense de Futebol (FCF), a Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) e a própria Arena Castelão para que, em até 24 horas, seja regularizada a situação dos geradores de energia do estádio. Caso não seja comprovado que o problema foi sanado, o Nudtor pode recomendar que a praça esportiva não receba jogos, visando garantir a segurança do torcedor.
Na noite desse domingo (10/07), Fortaleza e Palmeiras empatavam sem gols em jogo válido pela Série A do Brasileiro quando, aos 44 minutos do segundo tempo, uma queda de energia interrompeu a partida. O jogo não foi reiniciado visto que os geradores da Arena Castelão não foram ligados automaticamente como deveriam ser. “É condição básica de liberação da praça esportiva, dentre outras, a eficiência comprovada dos geradores de energia para que a multidão possa sair com segurança do estádio”, reforçou nos ofícios o coordenador do Nudtor, promotor de Justiça Edvando França.
A falta de energia ainda ocasionou problemas dentro e fora do estádio. Dentro da praça esportiva, tumultos e brigas entre torcedores do Fortaleza, time mandante nesse domingo, foram presenciados. Já na parte externa da arena, torcedores do time cearense relataram brigas e roubos. O ocorrido fez com que o Nudtor, também nesta segunda-feira (11/07), oficiasse o Comando da Companhia de Policiamento de Eventos requisitando informações acerca dos fatos em questão, incluindo a existência de possíveis vítimas, bem como indicando quais medidas serão adotadas para evitar que os episódios se repitam. A corporação tem até três dias para responder aos questionamentos do MPCE.
Vistoria no Castelão
Na tarde desta segunda-feira (11/07), o promotor de Justiça e coordenador do Nudtor, Edvando França, esteve na Arena Castelão acompanhando o trabalho da equipe técnica do estádio na recuperação dos geradores. A previsão, segundo a Administração da praça esportiva, é que os trabalhos sejam concluídos nesta terça-feira (12/07) e que a Arena já esteja apta a receber o jogo de volta entre Ceará e Fortaleza na quarta-feira (13/07) pelas oitavas de final da Copa do Brasil.