Promotores de Justiça promovidos e removidos assinam termo de exercício em solenidade nesta quinta (20)


Os cinco promotores de Justiça que foram promovidos e removidos durante a 7ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) assinaram, nesta quinta-feira (20/04), os seus respectivos termos de exercício. O momento da assinatura ocorreu em solenidade realizada no Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e foi conduzido pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.

Além do PGJ, o momento solene contou com a presença do secretário-geral do MPCE, promotor de Justiça Hugo Mendonça; do presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Herbet Gonçalves; dos promotores de Justiça promovidos e removidos; de membros ativos e aposentados do MPCE; e familiares dos empossados. 

O PGJ Manuel Pinheiro ressaltou a alegria de conduzir a solenidade. Para ele, os empossados representam o que é ser promotor de Justiça em sua essência, já que possuem como qualidades a “dedicação, coragem e vontade de fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, citou. O procurador-geral de Justiça ainda desejou sorte a todos. “Que vocês estejam sempre comprometidos com as boas causas da Justiça através do Ministério Público”, salientou. 

O presidente da ACMP, promotor de Justiça Herbet Gonçalves, também desejou sucesso aos empossados nesta quinta-feira (20/04). “Em nome da Associação, parabenizo os membros que agora estarão em novas promotorias e, por consequência, em uma nova fase da vida. Que vocês continuem fazendo o que já fazem com a mesma dedicação”, complementou. 

Promovido para a 16ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte (com atuação na Defesa do Patrimônio Público), o promotor de Justiça Saul Cardoso Onofre de Alencar destacou a felicidade de poder atuar em sua cidade natal e em uma área de atuação pela qual se interessa bastante. “Que eu possa contribuir um pouco para a melhoria da minha cidade”, disse. 

A promotora de Justiça Juliana Silveira Mota Sena foi removida para a 10ª Promotoria de Justiça de Fortaleza e passará a atuar na área de Execução Penal. Ela pontuou que, após dez anos no Cariri, sentiu que era a hora de chegar à Capital. “[A remoção] veio na hora que deveria vir. Podem ter certeza de que terei a mesma garra do meu primeiro dia e vou continuar assim até os meus últimos dias no Ministério Público”, assegurou, emocionada. 

Já o promotor de Justiça Emerson Maciel Elias passará a atuar na 17ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, cuja atuação é na Área Criminal. O membro do MPCE destacou a felicidade de estar voltando ao Cariri – já havia atuado durante cinco anos na Comarca de Jati. “Estou voltando feliz por saber que posso contribuir com o time do MP na região”, acrescentou. 

A titularidade da 117ª Promotoria de Justiça de Fortaleza (com atuação na Área de Auditoria Militar) passará a ser ocupada pelo promotor de Justiça Francisco Gomes Câmara. Em sua fala, ele parabenizou os promotores promovidos e removidos e ressaltou que a empolgação em atuar na área de Auditoria Militar é a mesma de quando ingressou no Ministério Público há 26 anos. 

21 anos após ingressar no MPCE, o promotor de Justiça André Luis Tabosa de Oliveira chega à Entrância Final. Ele atuará na 7ª Promotoria de Justiça de Quixadá (Área Criminal). “O interior é um dos lugares mais importantes para que possamos aprender e compreender as pessoas e o que elas realmente precisam”, comentou, ao lembrar da sua atuação em municípios do Interior do Estado, destacando a felicidade de “estar cercado de pessoas tão humanas nesse dia”. 

Acesse a galeria de fotos da solenidade.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br