MPCE encerra etapa teórica do curso de mediação comunitária no bairro Pirambu


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), encerrou, na tarde desta terça-feira (02/05), a etapa teórica do Curso de Mediação Comunitária no bairro Pirambu, em Fortaleza. Os 34 participantes que completaram a fase avançam para a parte prática do curso, com carga horária de 60 horas e duração de três meses.

O curso teve início no dia 17 de abril e é ministrado pela assessora técnica do Pronumec, Patrícia Palhano da Costa, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada na rua de mesmo nome. A atuação como mediador é voluntária e tem como objetivo possibilitar o diálogo entre moradores da mesma comunidade, ou de outras localidades, que estão em conflito, a fim de evitar judicialização, prevenir violência e promover a cultura de paz e o bem-estar coletivo da comunidade .

“A população do Pirambu e adjacências acredita e participa muito. Eles têm o Núcleo como uma grande referência para resolver seus conflitos, e é muito importante o trabalho feito por esses mediadores, por ter um caráter pedagógico, levando as pessoas que buscam o núcleo a aprenderem a dialogar entre si, e resolverem seus conflitos”, explicou a promotora de Justiça e coordenadora do Pronumec, Ana Cláudia Uchoa.

No encontro, os participantes aplicaram os conhecimentos adquiridos na etapa teórica em uma encenação e compartilharam suas experiências durante a primeira fase do curso. “Em primeiro lugar, a gente tem que se colocar no lugar do outro e sentir as dores do outro para que a gente possa realmente ajudar e resolver todos esses problemas. Então essa questão do altruísmo foi a parte do curso que mais me tocou”, declarou o educador social Cesar Caminha, de 57 anos.

Para a estudante Wany Ellen, de 19 anos, a capacitação para mediar os conflitos também colabora com o desenvolvimento pessoal do voluntário. “É uma honra ajudar as pessoas, e eu acredito que quando você conversa com alguém e estabelece essa comunicação, você cresce e se torna uma pessoa melhor”, comentou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br