MPCE denuncia motorista por homicídio e tentativa de homicídio após atropelamento que matou carona e feriu motociclista


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 111ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, denunciou, em 30 de junho, Roberto Ayrton Bezerra Ramos pelo atropelamento de duas pessoas que estavam em uma motocicleta após discussão no trânsito. No documento, o MP acusa Roberto Ayrton de homicídio doloso e tentativa de homicídio doloso, já que a ação de colidir seu carro com a traseira da motocicleta levou a garupeira H.M.R. a óbito, e deixou o condutor A.M.A.B. gravemente ferido. A denúncia agora aguarda decisão da 1ª Vara do Júri de Fortaleza.

O caso ocorreu na manhã do dia 15 de junho de 2023. Na ocasião, Roberto Ayrton teria se desentendido com A.M.A.B. nas proximidades de um shopping no bairro Papicu em virtude de uma manobra arriscada feita pelo acusado ao desviar de uma poça de lama. Conforme investigação do MPCE, Roberto Ayrton, em vez de se desculpar, entrou em discussão com o condutor da motocicleta. Algumas ruas depois, já no bairro Varjota, Roberto Ayrton, ao perceber que A.M.A.B. o ultrapassou, jogou intencionalmente seu carro contra a motocicleta, imprensando A.M.A.B. e H.M.R. contra veículos estacionados na rua.

“Em momento algum, o acusado Roberto Ayrton tentou frear ou desviar da motocicleta das vítimas, evidenciando sua indiferença com os resultados de sua condução criminosa, agindo de maneira consciente, de modo que assumiu os riscos inerentes à sua conduta, ou seja, a iminente morte das vítimas”, destacou o MPCE na denúncia. O órgão ministerial ressaltou ainda que o momento da batida foi captado por câmeras de segurança e que Roberto Ayrton não prestou socorro a A.M.A.B. e a H.M.R.

Na acusação, o MPCE pediu que Roberto Ayrton seja julgado por homicídio doloso, com as qualificadoras de motivo fútil, meio cruel e mediante recurso que impossibilitou a defesa das vítimas (art. 121, parágrafo 2º, incisos II, III e IV, combinado com artigo 69, todos do Código Penal), e por tentativa de homicídio, com as mesmas qualificadoras (art. 121, parágrafo 2º, incisos II, III e IV combinado com art. 14, inciso II, e com art. 69, todos do Código Penal).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br