Quinta edição do “Ouvidoria na Praça” atendeu cidadãos na Parangaba nesta quarta (26) 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na manhã desta quarta-feira (26/07), a quinta e última edição da primeira fase do projeto “Ouvidoria na Praça”. A ação levou informações sobre a atuação do MP estadual e de sua Ouvidoria para a Praça da Parangaba, onde foram distribuídos material informativo com os contatos das unidades ministeriais especializadas. 

A ouvidora-geral do MPCE, procuradora de Justiça Loraine Jacob Molina, avaliou a ação como valiosa para a sociedade. “Esse projeto é algo precioso, pois a população acolhe o MP e o MP acolhe a população. A sociedade marca presença no nosso evento e nós acolhemos quem está precisando tanto da van da Ouvidoria, onde nós atendemos demandas, reclamações, quanto quem precisa resolver alguma necessidade imediata, como atualizar ou emitir documento, aferir pressão arterial, glicemia, tomar vacina”, destacou. 

O “Ouvidoria na Praça” contou com diversas parcerias nesta quinta edição. A Secretaria da Proteção Social (SPS-CE), por meio do Caminhão do Cidadão, ofereceu serviços de registro de RG, CPF e carteira de trabalho. Os cidadãos também contaram com a participação do Programa Sim, eu existo!, da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), que busca ampliar o acesso à documentação civil básica de crianças e adolescentes. 

A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza, por meio do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (Nesms), esteve presente realizando abordagem educativa sobre as arboviroses e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

Os profissionais da Unidade de Atenção Primária à Saúde Antônio Ciríaco de Holanda Neto (UAPS Parangaba) e acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece) também estiveram presentes na Praça da Parangaba aplicando vacinas contra a gripe e orientando a população sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e higiene oral, além de realizar trabalho de detecção de câncer de boca.  

O Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), através dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, ofereceu serviços de aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, avaliação de farmacoterapia (garantia do uso adequado e ideal dos medicamentos na prevenção e tratamento das doenças), avaliação postural e técnicas de relaxamento, como ventosaterapia e terapia manual. 

A dona de casa Maria das Graças Freitas Costa mora no bairro e estava passando pela praça quando viu a movimentação. Ela aproveitou para aferir a glicemia e a pressão arterial e saiu da ação com uma consulta agendada com a dentista do UAPS. “Eu achei muito bom a facilidade desses serviços aqui na praça, perto de casa. Melhor ainda foi que encontrei a minha dentista aqui e já marquei consulta para amanhã”, comemorou.  

De acordo com Loraine Jacob Molina, o “Ouvidoria na Praça” terá continuidade e sua segunda fase será realizada em comarcas que fazem limite com Fortaleza. “O projeto foi tão bem recebido pela sociedade e pelos parceiros, que, em resposta, nós vamos estendê-lo para algumas cidades da Região Metropolitana. Começaremos com Aquiraz, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba, uma cidade por mês, de agosto até novembro deste ano”, explicou. 

MISSA 

A Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, que fica localizada na Praça da Parangaba, prestou homenagem aos profissionais que integram o projeto “Ouvidoria na Praça” durante missa, realizada na manhã desta quarta-feira, no Salão Paroquial da igreja. O padre Uilaci de Almeida abençoou o projeto e todos que estão se doando em prol da sociedade. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br