Alunos da UNI7 conhecem as atividades do Laboratório de Inovação do MPCE


O Laboratório de Inovação do MPCE (Lino) recebeu, nesta terça (26), na Sala de Imprensa da Procuradoria Geral de Justiça, a visita de estudantes de Direito da Universidade 7 de Setembro ( UNI7). Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas que o laboratório desenvolve.

O coordenador do projeto, promotor de Justiça Hugo Porto, recebeu os alunos e falou sobre a criação do laboratório em janeiro de 2020. “O Lino nasce do desejo de acelerar soluções que não ficam registradas em apenas uma unidade jurídica ou administrativa, mas sim uma espécie de roteador transdisciplinar”. O coordenador ressaltou ainda a inovação do projeto. “ O Lino trabalha com a transformação cultural e digital, utilizando de ferramentas para acelerar o serviço”, acrescentou.

O promotor de Justiça Franke José Soares Rosa, titular da 168° Promotoria de Justiça de Fortaleza, elogiou, durante a palestra, a eficácia da Consulta Integrada, uma das ferramentas do Lino: “Como promotor de Justiça, dados que antes eram necessários entrar em contato com vários órgãos para obtê-los, estão disponíveis na Consulta Integrada, otimizando o trabalho”, comemorou.

Para Damarys Derarovely, aluna do 6° semestre de Direito, a experiência foi rica de conhecimento. “Um ambiente de compartilhamento de conhecimento e parceria que sem dúvida traz para o acadêmico uma visão ampla do Direito e seus desenvolvimentos no século XXI, principalmente em relação à inovação tecnológica e os impactos positivos na sociedade” , pontuou.

Já para Alice Haline Sousa, aluna do 7° semestre, o encontro é importante porque aproxima a sociedade ao MP. “Foi esclarecedor saber como que as ferramentas e o orçamento são usados. É preciso sempre estar de portas abertas para o público para que exista troca de informações e também aprendizado para ambos os lados”, disse.

Também estavam presentes os demais integrantes do Lino, os servidores Ana Lisse Assunção, Eniezio Alves, Ernandes Oliveira e Luciana Mendes.

Laboratório de Inovação – Lino

O Laboratório de Inovação LINO é coordenado pelos promotores de Justiça André Clarke e Hugo Porto e foi criado em 20 de janeiro de 2020, pelo Ato Normativo nº 072/2020, que instituiu o Núcleo de Inovação e Projetos Especiais, órgão de assessoramento e apoio técnico vinculado ao Gabinete do Procurador-Geral de Justiça. O LINO é vinculado ao núcleo e tem como missão ser um: “Espaço criativo, reflexivo e colaborativo destinado à cocriação, exploração e testes de ideias, conceitos ou sugestões envolvendo questões, problemas ou projetos do Ministério Público cearense, objetivando o desenvolvimento e aprimoramento de novos produtos, soluções, serviços ou reformulação de processos de trabalho com o intuito de alcançar maior eficiência institucional.”

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br