HGF atende pedido do MPCE e promove capacitação para que funcionários e servidores garantam atendimento prioritário


A pedido do Ministério Público do Estado do Ceará, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) promoveu, na última quinta-feira (28/09), capacitação de funcionários e servidores para melhorar o atendimento prioritário na unidade. A ação foi sugerida pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Tutela Coletiva da Pessoa Idosa de Fortaleza após uma mulher, filha de uma pessoa idosa, relatar ao MP Estadual que seu pai teve o direito à prioridade violado.

No encontro, foram destacadas as peculiaridades empregadas em relação ao atendimento de pessoas abrangidas pela Lei N° 10.048/2000, que prioriza atendimento a pessoas com deficiência. Os funcionários e servidores discutiram como resolver o conflito entre prioridades, isto é, a ordem de atendimento entre àqueles que fazem parte do grupo de pessoas abrangidos pela lei, bem como a prioridade destas em face das pessoas que não possuem prioridade legal, mas que estão em situação emergencial.

A apresentação foi realizada por profissionais de vários setores, todos envolvidos no atendimento ao público. No encontro, foi exposto material gráfico (slides) com indicadores dos atendimentos referentes a consultas, internações, cirurgias, exames laboratoriais, atendimento ambulatorial, farmácia e estrutura do hospital; oferta, demanda e proporcionalidade; humanização do atendimento e transparência do serviço; estrutura predial, despesa e investimento; ensino, pesquisa, extensão e residência médica; referência nacional e internacional do HGF; qualificação dos profissionais; fluxo de atendimento, desde a triagem aos procedimentos técnicos de maior complexidade, entre outros.

Um segundo fórum deve ser realizado para fins de sanear os temas propostos e firmar as diretrizes adotadas pelo HGF no atendimento das pessoas idosas.

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